ACESSIBILIDADE  TRANSPARÊNCIA  CONTRASTE:  

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nesta Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí.

Importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.

(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)"

Fonte: Clique Aqui

 

Além do mês que sedia o Dia Mundial do Meio Ambiente, junho é conhecido ainda como Junho Verde, institucionalizado através da Lei 14.393/2022 que, em 04/07/2022, instituiu a campanha na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999). É um período dedicado a conscientizar e promover ações em prol do meio ambiente e uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre a importância de preservar a natureza e adotar práticas sustentáveis em nossas vidas. Nesse contexto, a educação ambiental desempenha um papel fundamental nas escolas, pois é por meio dela que as novas gerações aprendem sobre a importância da sustentabilidade e desenvolvem atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.

A Superintendência Regional de Ensino de Curvelo, em parceria com o Coletivo Local de Meio Ambiente de Curvelo/Inimutaba, tem tido papel de protagonismo junto aos alunos de escolas estaduais, municipais e particulares dentro deste contexto. Ações de plantio de árvores, visitas a estações de tratamento de água e de esgoto e palestras são algumas das atividades que vêm sendo realizadas ao longo dos últimos anos.

Aluna da E.E. São Vicente de Paula plantando uma árvore na área verde da escola, em 2021.

Para Cláudio Faria, coordenador da Educação Ambiental na SRE Curvelo e um dos coordenadores do Colmeia, "é fundamental sensibilizar a atual e as novas gerações de que a continuidade da vida na Terra depende das nossas ações imediatas, em prol da sustentabilidade e da preservação dos recursos naturais. É uma ação do hoje, mas que visa garantir o amanhã e os dias que o sucederão."

É de grande valia trabalhar com os jovens e crianças o sentimento quanto às questões ambientais, fomentando-os a entender a interdependência entre o ser humano e a natureza, estimulando-os a agir de forma consciente para a conservação do meio ambiente. É um processo contínuo que busca promover uma mudança de mentalidade, incentivando o respeito à diversidade biológica, o uso sustentável dos recursos naturais e a proteção dos ecossistemas, a fim de proteger e preservar a natureza para as gerações futuras.

 

Clique na imagem acima para assistir ao vídeo da campanha

 

   Clique no ícone acima para ler a matéria: Palestra na E.E. Eurípedes de Paula sobre Tratamento de Água e Esgoto desperta consciência ambiental

  Clique no ícone acima para ler a matéria: Projeto Escola Verde na E.E. Alencastro Guimarães

  Clique no ícone acima para ler a matéria: Alunos aprendem sobre recursos hídricos e tratamento da água e esgoto na E.E. Deputado Renato Azeredo

 

Clique no ícone acima para ler a matéria: Projeto Manuelzão de Educação Ambiental em escolas da SRE Curvelo

 

 

 

 

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino - Curvelo MG

Rua Raimunda Marques, 71 - Centro

Curvelo / MG CEP: 35790-309

Telefone de contato: 3729-1400

Temos 33 visitantes e Nenhum membro online