No dia 28 de março, ainda no Mês das Águas, a Escola Estadual Alencastro Guimarães, do município de Corinto, deu mais um grande passo em direção à sustentabilidade ambiental. A escola, escolhida como unidade de ensino da cidade para receber o Projeto Manuelzão e o Chuá Socioambiental em 2023 e que já propiciou aos alunos conhecerem a Estação de Tratamento de Água - a ETA e a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, recebeu mais uma atividade.

Com a participação entusiasmada dos alunos, a escola iniciou o Projeto Escola Verde, de plantio de árvores, que deixará o ambiente ainda mais bonito e mais agradável.

O Projeto Escola Verde, fruto de parceria entre a SRE Curvelo, COPASA e Coletivo Local de Meio Ambiente de Curvelo - COLMEIA, é a 1ª etapa de um futuro projeto maior, que tem como objetivo conscientizar tanto os estudantes quanto a sociedade sobre a importância das árvores para o meio ambiente e o papel vital que elas desempenham na redução do aquecimento global.

Ao longo de uma manhã, foi realizada uma palestra e logo depois os alunos da 6ª série, munidos de regadores, se reuniram no jardim da escola. Com o auxílio dos colaboradores da COPASA, representantes do COLMEIA e da SRE Curvelo, eles colocaram as mãos na terra e começaram a plantar as árvores cuidadosamente selecionadas para o local: ipês nas cores rosa e branca.

É uma experiência que vai além da sala de aula, permitindo que os alunos aprendam de forma prática sobre sustentabilidade e possam se tornar agentes de mudança em suas comunidades (2ª etapa do projeto).

Além do impacto ambiental positivo, o projeto de plantio de árvores também promoveu o senso de comunidade e colaboração entre os alunos. Ao trabalharem em equipe, eles aprenderam a importância de cuidar do meio ambiente e compartilharam a emoção de ver suas ações se transformarem em resultados tangíveis.