No cenário atual, desconhecido e de grandes desafios, em que enfrentamos uma grande crise de distanciamento social em decorrência da Pandemia Coronavírus (COVID 19), os professores da Escola Estadual Interventor Alcides Lins, de Curvelo, estão se reinventando, inovando, superando barreiras, diante das novas ferramentas de trabalho que são as plataformas digitais e aplicativos.
Projeto Plantando Esperança - Prof. Luciano Fonseca de Paula (Filosofia)
"A pandemia da Covid-19 veio como um dos maiores desafios dos últimos tempos para educação; e, para se adaptar às atividades remotas e garantir o ensino aprendizagem de nossos alunos não é tarefa fácil. Professores e alunos sofrem com toda essa situação. Além das consequências de todo estresse da falta de convívio social, sabemos que, para as crianças e adolescentes, a esperança, o convívio e as amizades são a chave motora; elas se alimentam da vida em comunidade. Seus sonhos, suas expectativas são como luzes radiantes que propagam pelos corredores das escolas.
Não é novidade que o trabalho docente requer sempre, independente se as aulas são presenciais ou não, de novas práticas e, além disso, retomadas de ações pedagógicas que deram certo.
Em Curvelo, Região Central de Minas, cidade acalentada por uma localização cultural, os professores da E E Interventor Alcides Lins tornaram realidade várias práticas pedagógicas eficazes em meio ao cenário da pandemia.
É com prazer que compartilhamos o resultado de um pequeno projeto feito com os profissionais de Educação Especial Inclusiva da SRE Curvelo.
O projeto "Livro dos Desejos" nasceu de uma mensagem postada no grupo do Whatsapp onde a mesma começava com a seguinte frase: "Quando tudo isso passar e vai passar convido você..." .
A partir daí foi proposto que cada professor criasse uma página no power point e completasse a frase com o seu convite ou desejo.
O objetivo do projeto foi instigar as professoras utilizarem ferramentas simples de criação. O power point foi sugerido por ser o mais simples, porém os profissionais poderiam criar com o app que tivesse à mão.
Esperamos com isso que as professoras vejam que têm capacidade de superar seus medos e suas dificuldades tecnológicas e criar.
PAULA DE B. PEREIRA HORTA - MAGDA MARÍLIA RIBEIRO DE ALMEIDA
A Educação Especial Inclusiva é um tema que requer um estudo constante, visto que as dificuldades encontradas pelos profissionais de Atendimento Educacional Especializado: Professor de Apoio à Comunicação, Linguagens e Tecnologias Assistivas, Tradutor/Intérprete de Libras, Guia Intérprete, Instrutor de Libras e Professor de Sala de Recurso Multifuncional são inúmeras e variadas, uma vez que todo aluno é único e distinto em sua especificidade educativa de atendimento, mesmo com diagnósticos idênticos.
Dessa forma, entendemos que, mesmo com a formação inicial desses profissionais, a SRE deveria oferecer apoio continuado garantindo assim a elevação da qualidade do atendimento a estes alunos no período de isolamento social.
Sendo assim, para estreitar o relacionamento com os profissionais da Educação Especial Inclusiva e para que possamos dar maior assistência e acompanhar de perto as ações desenvolvidas por eles, o Serviço de Apoio à Inclusão (SAI) da SRE Curvelo, formado pelas Analistas Educacionais: Paula de Brito Pereira Horta e Magda Marília Ribeiro de Almeida, elaborou uma estratégia diferenciada de atendimento, utilizando as seguintes ferramentas:
BLOG - INSTAGRAM - TELEGRAM - YOUTUBE- WHATSAPP - MEET
O Governo do Estado de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Educação implementaram um regime de estudo não presencial, para que os alunos das escolas estaduais mineiras, mesmo diante do isolamento social imposto pela Covid-19, possam dar continuidade em seus estudos.
Conheça todas as ferramentas para você estudar em casa com segurança neste período de isolamento social.