O projeto "Escutar, Acolher e Transformar" foi idealizado pelos bibliotecários Patricio e Fabiane, da Escola Estadual Dr. Pacífico Mascarenhas, município de Inimutaba, com o propósito de oferecer acolhimento emocional a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
A proposta surgiu da necessidade de olhar com mais atenção e sensibilidade para estudantes que enfrentam questões emocionais profundas, como ansiedade, depressão, automutilação e pensamentos suicidas — dores muitas vezes invisíveis no cotidiano escolar.
A iniciativa foi realizada em quatro momentos marcantes, com a colaboração de profissionais especializados na escuta e no cuidado emocional:
1º Momento – Terapeuta Celma Vargas:
A abertura do projeto ficou por conta da terapeuta Celma Vargas, que conduziu um diálogo acolhedor e afetivo com os alunos, proporcionando um espaço seguro para que eles se sentissem ouvidos e compreendidos. Com sua escuta atenta, Celma ajudou a iniciar um processo de confiança e reflexão interior.
2º Momento – Psicopedagoga Rosângela Gonçalves e Psicanalista Cláudia Lourêdo (Pirapora):
No segundo momento, a psicopedagoga Rosângela Gonçalves abordou questões ligadas ao processo de aprendizagem e às dificuldades emocionais que interferem no rendimento escolar, enquanto a psicanalista Cláudia Lourêdo trouxe reflexões profundas sobre a saúde mental na adolescência, promovendo um espaço de conversa franca sobre sentimentos, medos e experiências.
3º Momento – Psicóloga Jéssica Soares:
A psicóloga Jéssica Soares conduziu uma roda de conversa onde os alunos puderam falar sobre suas emoções, angústias e inseguranças. Com empatia e sensibilidade, ela incentivou os estudantes a nomearem seus sentimentos e compreenderem que pedir ajuda é um ato de coragem e cuidado consigo mesmo.
4º Momento – Psicóloga Christiane Carvalho:
Encerrando o ciclo de atividades, a psicóloga Christiane Carvalho trouxe orientações práticas de como lidar com os pensamentos negativos e desenvolver estratégias de enfrentamento emocional. Ela reforçou a importância do autocuidado, da escuta ativa e da rede de apoio dentro e fora da escola.
Com este projeto, a escola reafirma seu compromisso com uma educação que vai além do conteúdo, que cuida, acolhe e transforma vidas por meio da escuta, do afeto e do respeito às singularidades de cada aluno.