No último dia 23 de setembro, a Praça Benedito Valadares, em Curvelo, foi palco de evento de conscientização sobre a Semana Nacional de Trânsito. O evento, que foi fortalecido com a publicação da Lei Municipal 3649/2023, teve sua terceira edição em 2023 e tem se tornado uma tradição na cidade, reunindo a comunidade em torno de atividades educativas e de conscientização para promover um trânsito mais seguro.

Um dos destaques do dia foi o animado passeio ciclístico, que conto com a participação liberada de grupos de ciclistas locais. Pedalando pelas ruas da cidade, os participantes não apenas se divertiram de uma manhã saudável, mas também se desenvolveram para a mensagem crucial de respeito e compartilhamento das vias.

A Praça Benedito Valadares foi transformada em um espaço multifacetado de aprendizado e interação. As tendências temáticas forneceram informações valiosas sobre diversos aspectos do trânsito, enquanto as dinâmicas práticas ofereceram experiências únicas, como vivenciar a proximidade de um veículo em relação aos ciclistas e compreender os pontos cegos de um transporte coletivo.

Simulação de ultrapassagem de ciclistas

Simulação de ponto cego na visão de motoristas

Um dos pontos altos do evento foi a presença do Simulador de Impacto com Realidade Virtual da supervisão de rodovias Eco135. Os participantes tiveram a oportunidade de sentir, de maneira imersiva, as consequências de situações de trânsito perigosas, ressaltando a importância da prudência nas estradas.

O evento também contou com a peça de teatro "A menina que queria ser grande", da Cia D'Artes, como parte da Mostra de Teatro nas Cidades da EcoViver 2023, que, embora voltada aos alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, atingiu todo o público presente.

O evento foi fruto da parceria de instituições como o DER, Superintendência Regional de Ensino de Curvelo, SEST SENAT e Prefeitura de Curvelo, da iniciativa privada, como Eco135, Clínica Bella Saúde, Pax Centro Minas, AMED e com apoio do grupo de ciclistas Pedal 5:30.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Praça Benedito Valadares se transformou em um verdadeiro palco dedicado à promoção da segurança no trânsito. A comunidade de Curvelo precisa unir esforços para garantir que a Semana Nacional de Trânsito não seja apenas um evento, mas uma experiência marcante que deixou uma impressão de confiança sobre a importância do respeito mútuo e da responsabilidade nas vias públicas. Que essa iniciativa inspire a adoção de hábitos mais seguros no trânsito, contribuindo para um futuro onde a segurança viária seja uma prioridade de todos.