O Projeto "Na Escola também se faz Saúde", desenvolvido pela Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Curvelo é uma iniciativa que visa promover a conscientização e a educação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de Curvelo.

O projeto, que teve sua primeira etapa concluída no mês de agosto, é uma resposta à crescente preocupação com as IST´s, que representam um problema de saúde pública em todo o mundo. Ao focar nos estudantes do 9º ano, o projeto reconhece a importância de iniciar a conversa sobre educação sexual e saúde desde cedo, proporcionando uma fonte segura de informações fundamentais para que os jovens possam ter conhecimento sobre o assunto.

Aqui estão alguns aspectos essenciais do projeto:

Educação Preventiva: O principal objetivo do projeto é oferecer informações abrangentes e precisas sobre as IST´s, incluindo suas causas, sintomas, métodos de prevenção e tratamento. Isso capacita os alunos a compreenderem os riscos associados ao comportamento sexual desprotegido e a adotarem práticas mais seguras.

Abordagem Interativa: O projeto utiliza uma abordagem interativa para engajar os estudantes, que inclui palestras, workshops, atividades em grupo, debates e distribuição de material educativo. A interatividade ajuda a manter o interesse dos alunos e a facilitar a compreensão dos tópicos abordados.

Enfoque na Prevenção: Além de abordar as IST´s, o projeto enfatiza a importância da prevenção. Isso pode incluir a promoção do uso de preservativos, aconselhamento sobre relacionamentos saudáveis e estratégias para evitar comportamentos de risco.

Apoio Psicológico e de Saúde: O projeto pode fornecer acesso a serviços de aconselhamento e apoio psicológico, garantindo que os alunos tenham um espaço seguro para discutir suas preocupações e fazer perguntas relacionadas à saúde sexual.

O Projeto "Na Escola também se faz Saúde" retornará às escolas no mês de outubro é um exemplo de como a educação em saúde pode ter um impacto positivo na vida dos jovens, capacitando-os a tomarem decisões mais saudáveis e conscientes. Além disso, aborda de frente um importante problema de saúde pública, contribuindo para a redução das taxas de IST´s e consequentemente promovendo uma vida mais saudável.