No período de maio a junho de 2023, as analistas pedagógicas da SRE/Curvelo que acompanham as Escolas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), Léia Gandra e Simone Alves, realizaram o 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo (CAF), que é uma metodologia desenvolvida pelo Modelo EMTI e tem por objetivo apoiar as equipes escolares por meio de trabalho realizado in loco nas Escolas.

Ressalta-se que para a realização do 1º CAF/2023 nas escolas estaduais de EMTI, todas as analistas das respectivas regionais participaram (de forma virtual), de uma formação com a Equipe EMTI/SEE objetivando o bom êxito do CAF nas escolas. Participaram efetivamente do 1º CAF/2023 nas escolas da SRE Curvelo:  gestores, EEBCG EMTI, professores e estudantes (Jovens Protagonistas, Representantes de Turmas e Presidentes de Clubes).

O CAF é realizado por meio do dialógo com as equipes escolares e de onde se obtem elementos e evidências para a SRE/SEE/MG e  as escolas atuarem de maneira a qualificar o trabalho que está sendo realizado nas diversas ações do EMTI. Este Acompanhamento não é uma “auditoria” ou “checagem” da realização das atividades, mas sim um elemento contributivo para a formação continuada das equipes escolares e apoio para os ajustes necessários, visando a melhoria contínua do Projeto Escolar de acordo com o Plano de Ação da escola.

No diálogo com as 09 (nove) escolas de EMTI da regional, foi possível observar e identificar os desafios, mas também os avanços de cada escola dentro de sua realidade, na perspectiva do Modelo Pedagógico e o Modelo de Gestão, e, principalmente, o protagonismo dos jovens, conforme relatos de gestores e professores ao afirmarem que “(...)o EMTI tem feito a diferença na vida dos estudantes, abrindo horizontes, mudando comportamentos não só na escola, mas também em casa, com a família, que os estudantes estão mais argumentativos e questionadores”. (...) “que trabalha em outra escola com turmas do NEM e que percebeu uma grande diferença entre os estudantes do regular e do EMTI, onde os estudantes demonstram uma maior maturidade, poder de argumentação e perspectiva de futuro”. Há relatos também dos estudantes: (...)  “Uma estudante relatou que foi muito bem acolhida na sua chegada à escola para fazer o 1º ano e que fez toda a diferença na sua vida” (...) Que participaram da acolhida dos pais na 1ª reunião e que foi muito bom; que o Acolhimento Marco Zero motivou os estudantes, que tiveram grande interesse, que queriam saber o que vai acontecer durante o ano e está tendo resultado positivo”. Sobre os Clubes de Protagonismo relatou  a presidente e vice-presidente do Clube Passos para o Futuro da EE Pe. Laerte Esperança de Oliveira: (...) “Que viram a necessidade de criar o clube para melhorar o quadro ansiedade dos colegas e que a equipe pedagógica e a diretora abraçaram a causa e foi sugerido o nome “Passos para o Futuro” que é uma maneira de preparar as pessoas para o futuro”.

O 1º CAF/2023 contou também com a participação de alguns inspetores da SRE que deram valiosas contribuições.

Texto: Léia Garndra - DIVEP