Neste mês de maio, a Superintendência Regional de Ensino de Curvelo, em parceria com diversas entidades ligadas ao trânsito, promoveu uma série de ações marcantes em prol do movimento internacional conhecido como "Maio Amarelo". O objetivo central das atividades foi conscientizar a população sobre a importância da segurança viária, estimulando a adoção de comportamentos responsáveis e a redução de acidentes.

O Maio Amarelo é uma campanha de alcance global que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito, alertando sobre a necessidade de mudanças comportamentais para garantir um tráfego mais seguro. Durante todo o mês, governos, instituições e organizações engajam-se em ações que visam sensibilizar motoristas, pedestres e ciclistas para a preservação da vida no trânsito.

Neste contexto, a SRE Curvelo e seus parceiros promoveram uma série de atividades diversificadas, abrangendo desde palestras e atividades em escolas estaduais, municipais e particulares até intervenções práticas nas vias públicas. O foco principal foi proporcionar uma abordagem completa sobre a importância da segurança no trânsito, envolvendo a comunidade escolar, famílias e a população em geral.

Dentre as atividades desenvolvidas, destacaram-se palestras nas escolas, ministrados por profissionais especializados em trânsito, da Polícia Militar Rodoviária, DER, Polícia Militar e Observatório Nacional de Segurança Viária, que abordaram temas como respeito às leis de tráfego, uso correto dos equipamentos de segurança, prevenção de acidentes e a importância da condução responsável. Em alguns pré-escolares e escolas que ministram os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as dinâmicas utilizadas foram as do Projeto Trânsito na Escola, com teatro de fantoches, jogos de tabuleiro temáticos e a “Transitolândia”. Conheça mais sobre o projeto “Trânsito na Escola” clicando AQUI.

Em meio a todas as ações, acontecia ainda a 3ª edição do Concurso de Redações Maio Amarelo, que, através de categorias de desenho, redações, projeto pedagógico e portfólio de atividades, buscou trabalhar o tema de um trânsito mais seguro junto aos alunos e profissionais escolares das escolas estaduais e municipais das 12 cidades da jurisdição. Para conhecer mais sobre o 3º Concurso de Redações Maio Amarelo, clique AQUI. Já sobre os alunos, profissionais escolares e escolas vencedoras, clique AQUI.

Outra iniciativa de destaque foi a realização de show comemorativo aos 10 anos do Maio Amarelo, realizado dia 12 de maio na Praça Benedito Valadares. O evento contou ainda com blitz educativa em diferentes pontos das Avenidas Dom Pedro II e Antônio Olinto, onde os condutores foram abordados de forma amigável e instrutiva, recebendo materiais informativos e brindes educativos. Essas ações visaram estimular a reflexão sobre a importância de adotar atitudes responsáveis ao volante, bem como o respeito aos pedestres e aos demais usuários das vias, buscando impactar positivamente o comportamento dos cidadãos e contribuir para a construção de um trânsito mais seguro e humanizado em nossa região.