ACESSIBILIDADE  TRANSPARÊNCIA  CONTRASTE:  

ELABORADO PELAS ANALISTAS EDUCACIONAIS:

PAULA DE B. PEREIRA HORTA - MAGDA MARÍLIA RIBEIRO DE ALMEIDA

A Educação Especial Inclusiva é um tema que requer um estudo constante, visto que as dificuldades encontradas pelos profissionais de Atendimento Educacional Especializado: Professor de Apoio à Comunicação, Linguagens e Tecnologias Assistivas, Tradutor/Intérprete de Libras, Guia Intérprete, Instrutor de Libras e Professor de Sala de Recurso Multifuncional são inúmeras e variadas, uma vez que todo aluno é único e distinto em sua especificidade educativa de atendimento, mesmo com diagnósticos idênticos.

Dessa forma, entendemos que, mesmo com a formação inicial desses profissionais, a SRE deveria oferecer apoio continuado garantindo assim a elevação da qualidade do atendimento a estes alunos no período de isolamento social.

Sendo assim, para  estreitar o relacionamento com os profissionais da Educação Especial Inclusiva e para que possamos dar maior assistência e acompanhar de perto as ações desenvolvidas por eles,  o Serviço de Apoio à Inclusão (SAI) da SRE Curvelo, formado pelas Analistas Educacionais: Paula de Brito Pereira Horta e Magda Marília Ribeiro de Almeida, elaborou uma estratégia diferenciada de atendimento,  utilizando as  seguintes ferramentas:

 

BLOG - INSTAGRAM - TELEGRAM - YOUTUBE- WHATSAPP - MEET

 

Todos nossos canais de comunicação estão sendo alimentados desde o dia 03 de março, seguindo as regras do Manual de Conduta das Redes Sociais da SEE-MG.

 
BLOG - https://srecurveloeduc-especial-inclusiva.blogspot.com/

Neste blog disponibilizamos boas práticas, legislações, orientações gerais, dentre outras demandas que surgem ao longo do processo. 

 

INSTAGRAM - srecurveloeei - https://www.instagram.com/srecurveloeei?r=nametag 

Onde periodicamente colocamos informações relevantes sobre a educação especial inclusiva e algumas dicas. O Instagram ficará disponibilizado de modo público para que o conhecimento possa atingir o maior número de pessoas.

 

TELEGRAM -  SRECurvelo - Educação Especial Inclusiva -  https://t.me/srecurveloeei

No Canal do Telegram temos  discussão, orientação e reflexão sobre prática docente: metodologias, adaptações e flexibilizações pedagógicas, no atendimento aos alunos que necessitam de atendimento educacional especializado.

Os integrantes do canal também recebem notificação, conteúdo complementar e dicas que não são postadas em outras redes sociais.

 

YOUTUBE

O canal - Educação Especial Inclusiva SRE Curvelo, foi criado, com a finalidade de  disponibilizarmos  as videoaulas de acordo com a demanda que forem surgindo ao longo dessa nossa realidade de isolamento social.

   

GRUPOS DE WHATSAPP 

Foram criados três grupos distintos sendo: Professores de Apoio - Professores da Sala de Recursos e Interprete de LIBRAS para termos um contato mais direto e rápido, assim como marcar as reuniões que acontecerão via MEET e dar avisos, alertas e tirar dúvidas pontuais.


MEET

As reuniões serão feitas via MEET e a gravação das mesmas ficarão disponíveis no Blog para quem não pôde participar na hora marcada e também para quem quiser rever as orientações. 

Para que estas reuniões acontecessem sem muitos problemas foram treinadas 101 profissionais pela Analista Paula de forma individual.

Essa ação demandou muito esforço, pois esse atendimento individual teve inicio às 8 da manhã  e terminou à 1 hora da madrugada do dia 19 de maio, como resultado tivemos nossa primeira reunião no dia 20 de maio com 107 participantes, sem nenhum atraso ou problemas que não fossem técnicos.

 

  • REUNIÃO GERAL

Serviço de Apoio à Inclusão ( SAI) para orientações preliminares sobre Plano de Estudo Tutorado da Educação Especial

 

Público-alvo: Diretores, Especialistas e Profissionais da Educação Especial (Professor de ACLTA, Professor AEE, Intérpretes de LIBRAS e Instrutor de LIBRAS); DIRE

 

Plataforma: MEET

Organizadoras: Paula e Magda

Data: 20/05/2020

Horário: de 9:00 às 11:00

 

OBS.: Na primeira reunião, contamos com a presença de diretores e especialistas, como também da Superintendente Elizete, da Diretora Educacional Andreia e da Coordenadora do Setor Rejanne Walkiria 

 

PARTICIPARAM DA REUNIÃO 107 PESSOAS 

 

  •  ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA


Público-alvo: Intérpretes de LIBRAS, Analistas Educacionais SAI, Coordenação DIVEP, Diretora DIRE.


Plataforma: MEET

Organizadoras: Paula e Magda

Data: 25/05/2020

Horário: de 15:00 às 16:30

 

PARTICIPARAM DA REUNIÃO 9 PESSOAS 

 

  • REUNIÃO COM ESPECIALISTAS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

           DIA 03/06/2020

  

REUNIÃO 1

Horário: 13hs às 15hs.

PARTICIPARAM DA REUNIÃO 71  PESSOAS 

 

MUNICÍPIOS

CURVELO

INIMUTABA

LASSANCE

SANTO HIPÓLITO

PRESIDENTE JUSCELINO

 

 

 REUNIÃO 2

 Horário: 15:30hs às 17:30hs

 PARTICIPARAM DA REUNIÃO 42 PESSOAS 

  

MUNICÍPIOS

CORINTO

TRÊS MARIAS

AUGUSTO DE LIMA

BUENÓPOLIS

JOAQUIM FELÍCIO

FELIXLÂNDIA

MORRO DA GARÇA

 



 

 

 

Superintendência Regional de Ensino - Curvelo MG

Rua Raimunda Marques, 71 - Centro

Curvelo / MG CEP: 35790-309

Telefone de contato: 3729-1400

Temos 63 visitantes e Nenhum membro online