ACESSIBILIDADE  TRANSPARÊNCIA  CONTRASTE:  

O Dia Mundial da Água é comemorado todos os anos em 22 de março como uma forma de atrair a atenção para a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Trata-se de tomar medidas para enfrentar a crise hídrica global, em apoio ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: água e saneamento para todos até 2030.

Em 2025, o Dia Mundial da Água tem como foco a conservação das geleiras. A UNESCO e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) são as agências da ONU que lideram a celebração.

As geleiras funcionam como reservatórios naturais de água doce, ao liberarem água proveniente do degelo que sustenta o abastecimento de água potável, bem como a agricultura, a indústria e os ecossistemas saudáveis. Elas proporcionam benefícios essenciais, como a regulação do clima e a proteção contra riscos naturais.

A conservação das geleiras é vital para o bem-estar das pessoas e das comunidades em todo o mundo. Por meio da implementação de práticas sustentáveis de gestão e monitoramento das geleiras, a humanidade pode proteger esses reservatórios congelados que ainda contêm aproximadamente 70% da água doce da Terra. A implementação de práticas de gestão sustentável e a promoção da cooperação científica internacional são medidas fundamentais para a conservação dessas valiosas fontes de água, pois elas garantem a prosperidade de longo prazo e promovem a paz global.

Fonte: https://www.unesco.org/pt/node/66692

Disponibilidade de água para os seres humanos

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões, ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Além da escassez de água, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade desse recurso. A poluição causada pelas atividades humanas torna a água disponível imprópria para o consumo. De acordo com a ONU, 1 em cada 3 pessoas no mundo não possui acesso à água potável. Ainda de acordo com a ONU, três bilhões de pessoas não possuem instalações básicas para lavar as mãos de forma adequada. Esse quadro é preocupante, pois está relacionado com uma série de doenças, e o hábito de lavar as mãos pode prevenir várias enfermidades.

Como toda a população necessita de água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, por meio da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei. Entretanto, ainda falta muito para que todas as pessoas tenham esse direito realmente garantido.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-agua.htm

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino - Curvelo MG

Rua Raimunda Marques, 71 - Centro

Curvelo / MG CEP: 35790-309

Telefone de contato: 3729-1400

Temos 138 visitantes e Nenhum membro online