O Dia Mundial da Água é celebrado todos os anos no dia 22 de março, como uma forma de chamar atenção para a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. Trata-se de tomar medidas para enfrentar a crise hídrica mundial, em apoio ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6): água e saneamento para todos até 2030.

Em 2024, o Dia Mundial da Água concentra-se no tema “Água para a Prosperidade e a Paz”; a UNESCO e a Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa são as agências líderes designadas pela Assembleia das Nações Unidas.

A gestão sustentável da água proporciona uma infinidade de benefícios para indivíduos e comunidades, incluindo saúde, segurança alimentar e energética, proteção contra riscos naturais, educação, melhores padrões de vida e emprego, desenvolvimento econômico e uma variedade de serviços ecossistêmicos.

É por meio desses benefícios que a água leva à prosperidade. E a partilha equitativa desses benefícios promove a paz.

Quando se trata de água, compartilhar é realmente cuidar.

“Neste Dia Mundial, a UNESCO gostaria de lembrar até que ponto a água, cujo ciclo é global, está em permanente desacordo com os limites humanos. Cabe a nós tirar as devidas conclusões e encarar a água como o que ela é: um bem vital e comum da humanidade, que deve, portanto, ser considerado na escala da humanidade”.

Audrey Azoulay Diretora-geral da UNESCO

Fonte: https://www.unesco.org/pt/node/66692