O ano de 2023 na Escola Estadual Eurípedes de Paula, localizado no município de Curvelo, foi marcado por uma série de atividades educacionais e culturais que envolveram alunos, professores e toda a comunidade escolar em experiências enriquecedoras. Ao longo dos meses, a instituição promoveu eventos e projetos que visavam não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e culturais. Acompanhe conosco alguns dos eventos realizados.

Palestra com Vitório Antony:

Uma experiência inspiradora ocorreu com a visita do jovem autor Vitório Antony, que também é autista. Com três livros publicados e 10 prêmios internacionais e nacionais, Vitório Antony compartilhou sua história de sucesso. Sua palestra não apenas encorajou a apreciação pela literatura, mas também enfatizou que a leitura é uma jornada acessível a todas as pessoas, independentemente de suas circunstâncias. A cobertura especial da Band para esse evento destacou ainda mais a mensagem inspiradora que trazida pelo autor.

Dia do Estudante:

A escola esteve em festa para comemorar o Dia do Estudante. Os alunos desfrutaram de um lanche coletivo, muita música, alegria, dança e pintura no rosto. Uma celebração que mostrou a importância de valorizar os estudantes e seu papel fundamental na sociedade.

Desfile Cívico de 7 de Setembro:

A Escola Estadual Eurípedes de Paula também participou com grande entusiasmo do tradicional desfile de 7 de setembro, evidenciando um profundo senso de amor à pátria e demonstrando orgulho pela história do nosso país.

Projeto Adolescer:

O projeto "Adolescer" proporcionou uma oficina que encantou as alunas, permitindo que elas colocassem a mão na massa, aprendessem artesanato e vissem uma nova perspectiva de empreendedorismo. A dedicação e entusiasmo das participantes da oficina merecem destaque e reconhecimento.

Visita à UFVJM em Diamantina:

Em 16 de junho, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina, como parte do projeto "Jovem Protagonistas" do Novo Ensino Médio. Essa experiência despertou o interesse pela continuação dos estudos e proporcionou uma visão fascinante dos cursos e laboratórios da universidade estimulando a curiosidade e o desejo de conhecimento.

Feira de Ciência com Integradora de Saberes:

Na "Feira de Ciências" alunos de todas as idades tiveram a oportunidade de explorar conceitos científicos e apresentar seus projetos para colegas e visitantes. A feira estimulou a criatividade e a curiosidade, proporcionando um ambiente onde a ciência se tornou acessível e emocionante. O tema foi "Ciência com Integradora de Saberes", uma iniciativa que transcendeu os limites das disciplinas convencionais, mostrando aos alunos como diferentes áreas do conhecimento estão intrinsecamente interligadas de modo a promover uma compreensão mais abrangente do mundo e enriquecer a experiência derendizado dos alunos. Fomentando a interdisciplinaridade, esse programa ofereceu uma perspectiva única sobre a educação e reforçou a importância de aprender a partir de várias perspectivas.

O ano de 2023 na Escola Estadual Eurípedes de Paula tem sido repleto de aprendizado, diversão e descobertas. Os alunos, professores e toda a comunidade escolar se uniram para tornar essas atividades marcantes. Esses eventos não apenas fortaleceram o compromisso com a educação de qualidade, mas também demonstraram o poder da criatividade, da cultura e da aprendizagem contínua.

Fotos enviadas por: Gilvânia de Sá Barbosa