No último dia 20 de setembro, a Escola Estadual Deputado Renato Azeredo, em Presidente Juscelino foi palco de um projeto de conscientização ambiental batizado de "Escola Verde", idealizado pela SRE Curvelo e abraçado pelas escolas e população da cidade.

O evento teve seu início com uma excepcional palestra promovida pela ONG Caminhos da Serra, da cidade de Gouveia, a respeito de questões cruciais sobre o meio ambiente, destacando a importância da necessidade de ações sustentáveis e abordando temas como preservação ambiental, combate a incêndios e resgate de animais.

Após a palestra, aconteceu o tão esperado momento de ação prática em prol do meio ambiente: o plantio das árvores. Os próprios alunos depositaram cada muda na terra e fizeram a primeira rega, se propondo a cuidarem das árvores.

Foram plantados ipês amarelos, rosa e brancos na área da escola, o que a tornará ainda mais bonita.

O projeto Escola Verde não parou por aí. No dia 27 de setembro, ele se estendeu às escolas municipais Professor João Estêvão e José Maria Bonifácio. Nessas instituições, os alunos também se envolveram com a causa ambiental. Eles não apenas plantaram árvores, mas também realizaram apresentações de teatro com temáticas relacionadas à preservação do Meio Ambiente. É nítida em cada rosto das crianças a satisfação em estarem promovendo um futuro melhor. Temos a certeza de que a sementinha da conscientização ambiental plantada junto a cada aluno e aluna germinará e crescerá.

O Projeto Escola Verde, criado em 2019, visa conscientizar os alunos sobre a importância de todos cuidarmos do nosso planeta. É um exemplo de como a educação pode desempenhar um papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o Meio Ambiente. Ao envolver os estudantes em atividades práticas e informativas, a “Escola Verde” não apenas inspira a atual e a próxima geração a serem mais responsáveis ambientalmente, mas também promove uma mudança positiva na comunidade como um todo. O compromisso demonstrado pelos alunos e educadores é uma prova de que pequenas ações locais podem ter um impacto significativo na preservação do nosso precioso planeta.

E a “Escola Verde” é a primeira fase, onde outras etapas se sucederão em breve, sempre na busca de envolver as comunidades nas ações de preservação e respeito ao Meio Ambiente.

Nossos profundos e sinceros agradecimentos a todos da E.E Deputado Renato Azeredo, da E.M Professor João Estêvão e da E.M. José Maria Bonifácio, em Presidente Juscelino, por acreditarem em nosso projeto e o levarem adiante, com tanto apreço, amor e dedicação e a toda equipe do Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura de Curvelo, pela doação das mudas utilizadas. Registramos aqui a atenção e o carinho dos servidores Célio e Paulo do viveiro municipal de mudas de Curvelo. São pessoas que nitidamente amam o que fazem.

As mãos sujas de terra e os sorrisos radiantes denotaram um profundo senso de responsabilidade e pertencimento à terra que nos sustenta.