No dia 11 de julho, A DIVAE - Divisão de Atendimento Escolar e o Sedine – Serviço de Documentação e Informação Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Curvelo promoveram  o "1º Encontro DIVAE/Sedine", um evento que reuniu secretários municipais e representantes das secretarias municipais de educação (Superusuários do sistema Educacenso) dos 12 municípios jurisdicionados à SRE Curvelo, com o intuito de promover a troca de experiências e informações relevantes para a gestão educacional. O encontro focou os temas Educacenso e SUCEM, cada um com suas especificidades.

O encontro foi realizado em um ambiente propício ao diálogo e à construção de soluções colaborativas para os desafios enfrentados pelas secretarias municipais de educação. A presença dos secretários e representantes reforçou o comprometimento regional em aprimorar a educação, buscando alinhar ações e otimizar recursos em prol do desenvolvimento educacional conjunto.

O Educacenso foi um dos temas centrais discutidos no evento. Trata-se de um censo educacional realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), cujo objetivo é coletar dados detalhados sobre a educação básica no país, fornecendo informações relevantes para o planejamento e monitoramento das políticas públicas educacionais. Durante o encontro, foram abordadas as principais diretrizes do censo, suas especificidades, a importância e as responsabilidades da figura do Superusuário do sistema, os prazos e a relevância da participação ativa de cada município na coleta de dados para uma visão abrangente e precisa da realidade educacional da região.

Outro tema de destaque debatido no evento foi o SUCEM (Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula). Esse sistema é uma ferramenta fundamental para a gestão das matrículas nas escolas públicas municipais e estaduais. Por meio dele é possível otimizar o processo de inscrição e matrícula dos estudantes, facilitando o acesso à educação e garantindo que nenhum aluno fique fora das salas de aula. No encontro, foram compartilhadas boas práticas de utilização do sistema, além de esclarecer dúvidas e fornecer orientações para o pleno aproveitamento desta ferramenta.

O 1º Encontro DIVAE/Sedine foi uma oportunidade de grande valia para estreitar laços entre as secretarias municipais de educação da regional de Curvelo. A troca de experiências e o alinhamento das ações entre os gestores demonstraram o compromisso coletivo em fortalecer a educação em âmbito local e regional. A expectativa é de que esse evento se torne uma prática recorrente, fortalecendo a integração entre os municípios e contribuindo para uma educação cada vez mais qualificada e acessível a todos.