Que a água é um recurso vital para a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra todos nós sabemos. Além de saciar nossa sede e nos manter hidratados, a água desempenha um papel fundamental nos ecossistemas, regulando o clima, mantendo a biodiversidade e possibilitando o desenvolvimento sustentável.

Os recursos hídricos são fontes naturais de água, como rios, nascentes e lençóis freáticos, que abastecem a população, a agricultura e a indústria. A gestão adequada desses recursos é crucial para garantir o equilíbrio e a disponibilidade contínua de água potável. Infelizmente, a crescente demanda, o uso irresponsável e a poluição têm colocado em risco a sustentabilidade hídrica em muitas regiões do mundo. É necessário adotar práticas sustentáveis de uso da água, como reutilização, conservação e redução do desperdício.

No Brasil, o Mês das Águas é celebrado em março, destacando a importância deste recurso e promovendo a conscientização sobre seu uso sustentável. Durante esse período, diversas atividades são realizadas, como palestras, workshops, campanhas educativas e ações de limpeza de rios e praias, cujo objetivo é sensibilizar a população para a necessidade de cuidar dos recursos hídricos e adotar comportamentos sustentáveis no dia a dia.

Neste contexto, a parceria entre a Superintendência Regional de Ensino de Curvelo, a COPASA e o Coletivo Local de Meio Ambiente de Curvelo - COLMEIA propiciou a alunos de algumas escolas da jurisdição conhecerem mais sobre o uso sustentável da água através de palestras e de visitas a Estação de Tratamento de Água - ETA e de Tratamento de Esgoto - ETE. Nos moldes do trabalho já realizado em Curvelo, foi o momento de levar o conhecimento aos alunos das Escolas Estaduais Alencastro Guimarães e Deputado Renato Azeredo.

Em Corinto, no dia 21/03, os alunos da E. E. Alencastro Guimarães visitaram a ETA e conheceram o laboratório da mesma. Foram ainda conhecer a ETE, onde receberam informações sobre o funcionamento da mesma, presenciando assim, na prática, os processos tanto de tratamento da água, como também cada etapa do tratamento de esgoto.

Em Presidente Juscelino, no dia 29/03, os alunos da E. E. Deputado Renato Azeredo tiveram a palestra na própria sala de aula, onde aprenderam sobre o tratamento de água com um equipamento chamado "Jar Test", que realiza um procedimento técnico fundamental para garantir o melhor desempenho das Estações de Tratamento de Água, de Esgotos e de Efluentes Industriais. Através deste método de análises laboratoriais, é possível identificar a taxa de pH que oferece as melhores condições de floculação, otimizando a dosagem de coagulantes durante o processo de tratamento.

Após a palestra, os alunos foram conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto e aprender sobre cada etapa deste importante processo.

Externamos nossos agradecimentos aos competentíssimos colaboradores da COPASA: Solange Machado, Frederico Ozanan Mourthé, Vitor Hugo Costa Pinto, Fernando de Souza, Vandro Gomes de Lima e a todos que participaram desta importante atividade de educação ambiental e de conscientização junto a nossos alunos.