O Projeto Manuelzão visitou 4 escolas da jurisdição da SRE Curvelo. A ação, fruto de parceria entre a COPASA, o Programa Pro Mananciais, o Coletivo Local de Meio Ambiente de Curvelo - COLMEIA e a SRE Curvelo visa levar a educação e ambiental e a conscientização da preservação do meio ambiente aos alunos.

O público do projeto foram os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais Alencastro Guimarães - Corinto (07/03), Deputado Renato Azeredo - Presidente Juscelino (08/03), São Vicente de Paulo - Curvelo  (09/03) e Dr. Pacífico Mascarenhas - Inimutaba (10/03), que puderam assistir a palestras e conhecer mais sobre a questão da água e dos peixes pertencentes à Bacia do Rio das Velhas.

O Projeto Manuelzão foi criado em janeiro de 1997 por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da UFMG. Logo no início das atividades, havia um quadro problemático envolvendo a bacia hidrográfica do rio das Velhas em razão de práticas que degradavam as reservas naturais de água, como a disposição inadequada de lixo e esgoto nos cursos d’água. O resultado disso se expressava por meio de afluentes extremamente poluídos, fétidos e sem vida, o que restringia cada vez mais a disponibilidade de água própria para consumo humano e a possibilidade de utilização dos rios da bacia para lazer, além de contribuir para a perda progressiva da qualidade da água do rio das Velhas.

Nesse contexto de degradação, uma das estratégias que se pensou para transformar a realidade foi desenvolver um subprojeto de educação ambiental. Dessa forma, seria possível promover um processo educativo voltado ao estabelecimento de uma relação inovadora entre sociedade e natureza, mais harmônica e sustentável. Essa relação seria preenchida pela noção de pertencimento a uma bacia hidrográfica. Isso auxiliaria no despertar de uma crítica em relação ao modelo vigente de desenvolvimento, que não considera a conexão natural dos ecossistemas de uma bacia, e na instauração de uma postura individual e coletiva de proatividade, pois pertencer a uma bacia supõe influenciar tudo o que acontece nela, de alguma forma.

Os focos são a saúde, a cidadania e o desenvolvimento sustentável, tendo os cursos d’água como eixo de mobilização e a volta dos peixes aos rios como indicador da qualidade da água e do sucesso do trabalho. Atualmente, as atividades de educação ambiental do Projeto são realizadas junto a escolas dos ensinos fundamental e médio.

O Manuelzão entende que a questão ambiental não é disciplinar, e sim um tema transversal, que deve ser trabalhado de modo a contribuir para a mudança da mentalidade civilizatória. Portanto, a educação ambiental surgiu no Projeto como forma de exercício da cidadania, justamente por motivar atitudes direcionadas à resolução de problemas socioambientais e por basear-se em uma concepção ética da sociedade.

Fonte: