No último dia 12 de abril, foi realizada uma reunião na Câmara Municipal de Curvelo para discutir a segurança nas escolas em meio aos recentes ataques e ameaças que vêm ocorrendo em todo o país.

O encontro, idealizado e realizado pela Superintendência Regional de Ensino de Curvelo e Secretaria Municipal de Educação de Curvelo, contou com a participação do prefeito, Sr. Luiz Paulo Glória Guimarães, do secretário municipal de educação, Sr. Alessandro Gomes Soares, da Superintendente Regional de Ensino, Sra. Elizete Alves Matoso, do Dr. André Pelli e Dr. Henrique César Falleiros, representantes da Polícia Civil; do Tenente Coronel Carlos Felipe Oliveira de Souza, do 42º BPM; Dr. Sérgio Álvares Contagem e Dra. Valéria Fernandes Andrade, representantes do Ministério Público. Estiveram presentes também representantes das escolas públicas e privadas, alunos, autoridades locais e das cidades vizinhas e membros da comunidade. A abertura da reunião contou com apresentação da Orquestra de Flautas Encantadores da Paz - Ofepjk.

O aumento da violência nas escolas tem sido uma preocupação constante de pais, alunos e profissionais da educação em todo o país. Nos últimos anos, temos visto uma série de casos de ataques a escolas, muitos deles com consequências trágicas. Esses eventos têm gerado uma grande preocupação em relação à segurança nas instituições de ensino.

Foi feita uma análise da situação atual em Curvelo e cidades vizinhas. Destacou-se a importância da parceria entre escolas, autoridades locais e comunidade para garantir a segurança nas instituições de ensino. Foi ressaltado o trabalho que vem sendo realizado pelas Polícias Civil e Militar. A ideia é que todos trabalhem juntos para identificar e prevenir possíveis ameaças, além de agir rapidamente em caso de emergência. Outra medida, considerada de grande importância, diz respeito ao aumento da presença policial nas escolas, com a realização de rondas periódicas.

Ao final da reunião, foi acordado que será criada uma rede de cooperação e informações, para a elaboração de um plano de ação que possa contribuir para a melhoria da segurança nas escolas de Curvelo e região.