O Projeto Trânsito na Escola nasceu de mais uma parceria entre a SRE Curvelo e o DER de Curvelo. A intenção do projeto é levar aos alunos de escolas do ensino fundamental – anos iniciais uma forma divertida de aprender na prática sobre as regras de trânsito e de circulação.

Foram desenvolvidos tanto um jogo de tabuleiro como um circuito de trânsito, com as demarcações da pista, curvas, placas de sinalização e semáforo. Os “motoristas por alguns minutos” “vestem” os carrinhos e partem para a pista, simulando algumas das situações passadas pelos motoristas e aprendendo em tempo real sobre as boas práticas de trânsito, como o respeito às faixas de pedestres e aos semáforos.

No detalhe, a pista e momentos da ação educativa em escolas. Fotos: Equipe de comunicação.

O projeto, criado e executado por Patrícia Pereira Aguilar, Fiscal Assistente de Transportes e Obras Rodoviárias do DER de Curvelo e Cláudio Rafael de Faria, Analista Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Curvelo e Observador Certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, iniciou suas atividades em 2022, em complementação às demais ações de Educação para o Trânsito que já vêm sendo realizadas e será levado adiante por seus idealizadores.

Registros de momentos de realização do Projeto Trânsito na Escola. Fotos: Equipe de comunicação.

O foco é, através da experiência prática e dos ensinamentos aos alunos, formar multiplicadores das informações junto aos pais e pessoas de convivência e, num futuro próximo, formar condutores mais responsáveis e conscientes de seu papel no trânsito. O projeto conta ainda com o apoio da Polícia Militar.

Palestras e momentos de vivenciar a prática do trânsito marcam o Projeto Trânsito na Escola.

Segundo Patrícia, “é muito importante educar as crianças desde pequenas em relação à Educação para o Trânsito e dar exemplos para que tenhamos, futuramente, um trânsito mais tranquilo e seguro.

A educação transforma as pessoas. E educando, principalmente as crianças, que são multiplicadores, teremos não só um trânsito mais seguro e mais humano, mas também pessoas melhores e um mundo melhor”, complementa Cláudio Faria.

O projeto tem a previsão de atender, em 2023, mais escolas de Curvelo e de cidades vizinhas.