A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo é incentivar, junto à sociedade, as boas práticas para um trânsito mais seguro. Em 2022 a campanha deu sequência às ações realizadas no mês de maio, durante o Movimento Maio Amarelo, com o tema “Juntos Salvamos Vidas”.

Em Curvelo várias ações foram realizadas, como blitzes educativas com distribuição de brindes e panfletos sobre o tema, blitz temática realizada em faixa de pedestres em local de grande fluxo onde cada motorista que respeitou o direito do pedestre recebeu um cartão e os parabéns e um megaevento realizado na Praça Benedito Valadares, no dia 24/09.

Momentos de blitz educativa realizada em Curvelo. Fotos: Equipe de Comunicação.

Durante o evento, foi disponibilizado o Simulador de Impacto com Realidade Virtual da Eco135, pioneiro no país a usar essa tecnologia, houve apresentação da peça de teatro da Cia D'Artes intitulada “O Guardião do Bem”, organizada pela EcoViver, que contou com o público de mais de 400 alunos de escolas municipais e estaduais.

Em destaque o Simulador de Impacto com Realidade Virtual da Eco135.

Momentos da peça de teatro "O Guardião do Bem", promovida pela EcoViver. Fotos: Equipe de Comunicação.

Alunos de escolas municipais e estaduais assistiram ao espetáculo e participaram de atividades diversas. Fotos: Equipe de Comunicação.

Houve ainda atividades realizadas pelo SEST SENAT, como tenda temática, jogos educativos; oficina de acessibilidade coordenada pela APAE de Curvelo, onde todos poderiam se colocar no lugar de um portador de necessidades especiais de locomoção, vivenciando um pouco desta realidade; tenda para aferição de glicemia e pressão arterial com participação dos alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Promove-FACIC, tenda para testes de acuidade visual e dicas de saúde através dos profissionais da Clínica Bella Saúde/Grupo Pax Centro Minas, além de jogo de tabuleiro para crianças, inteiramente voltado para a temática do trânsito. O evento contou com participação da AMED, do Tiro de Guerra de Curvelo TG 04-029 e do pessoal do Departamento de Trânsito e da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Curvelo.

Tendas do SEST SENAT e da Bella Saúde. Fotos: Organização do Evento.

Equipe de alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade Promove - FACIC. Fotos: Organização do Evento.

Momentos da peça "O Guardião do Bem". Fotos: Equipe de Comunicação.

No detalhe, apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Curvelo, alunos participando de dinâmica promovida pelo SEST SENAT e público durante a apresentação do teatro. Fotos: Equipe de Comunicação.

Ainda, como parte de um processo continuado de conscientização e educação para o trânsito que vem acontecendo desde o Maio Amarelo de 2022, estão sendo realizadas palestras nas escolas com equipe da Eco135, com temática voltada à segurança viária e o Projeto Trânsito na Escola, que tem levado aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a possibilidade de se tornarem “motoristas por alguns minutos” dentro do circuito da “Transitolândia” e a dinâmica do Jogo de Tabuleiro, com a oportunidade de se divertirem aprendendo sobre as regras de trânsito.

A Superintendência Regional de Ensino de Curvelo e o DER de Curvelo agradecem a todos que colaboraram para a realização deste projeto.