O mês de Junho é referência em Meio Ambiente por comportar a Semana Mundial do Meio Ambiente e foi marcado por ações de Educação Ambiental junto a escolas da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Curvelo.

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Coletivo Local de Meio Ambiente de Curvelo/Inimutaba realizou algumas atividades na E. E. Ministro Adauto Lúcio Cardoso no dia 08/06. Os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental assistiram a uma palestra e puderam literalmente colocar as mãos na terra para plantarem árvores no jardim da escola. Foram plantados 3 ipês brancos e 17 ipês rosa, oferecidos pela empresa Eco135. Os alunos fizeram o compromisso de cuidar das árvores durante toda a jornada escolar, até o Ensino Médio. Educar ambientalmente nossos jovens é plantar a semente para um mundo melhor.

Figura 1: Plantio de mudas na E. E. Ministro Adauto Lúcio Cardoso, em Curvelo. Fotos: Equipe de Comunicação

Figura 2: Plantio de mudas na E. E. Ministro Adauto Lúcio Cardoso, em Curvelo. Fotos: Equipe de Comunicação

Figura 3: Plantio de mudas na E. E. Ministro Adauto Lúcio Cardoso, em Curvelo. Fotos: Equipe de Comunicação

No dia 10 de junho os alunos do 6° e do 7° ano da E. E. São Vicente de Paulo foram conhecer o CEAM - Centro de Educação Ambiental da Copasa. Lá foi ministrada palestra sobre resíduos sólidos e o uso consciente da água. Os alunos lancharam para se prepararem para a segunda etapa do passeio: conhecer o viveiro de mudas da ARPA - Associação de Proteção Ambiental de Curvelo. No viveiro, tiveram dicas de como cuidar bem das plantas e cada aluno pôde plantar sua própria semente, levando para casa e se comprometendo a cuidar daquela plantinha que irá nascer em breve.

Figura 4: Palestra sobre resíduos sólidos e uso consciente da água. Fotos: Equipe de Comunicação

Figura 5: Momento de plantio no viveiro de mudas da ARPA, em Curvelo. Fotos: Equipe de Comunicação

No dia 21 de junho os alunos do 8º e 9º anos da E. E. São Vicente de Paulo puderam ir à campo para conhecerem mais sobre o Riacho Fundo, curso d'água que corta alguns bairros de Curvelo e passa próximo à escola. Assistiram a uma palestra sobre a importância dos rios, sobre o trajeto feito pelo Riacho Fundo desde sua nascente até chegar ao Ribeirão Santo Antônio e este até o Rio das Velhas. Puderam visualizar a situação atual do rio e receberam orientações de como serem multiplicadores da responsabilidade de cada um zelar por ele.

Figura 6: Palestra sobre a importância dos rios e demais cursos d'água. Fotos: Equipe de Comunicação.

Ainda no passeio, foram escolhidos 2 representantes para fazerem o descerramento da placa com a identificação do riacho e da informação que o local é uma área de Preservação Ambiental. Como os alunos são moradores da região, a intenção foi de criar em cada um os sentimentos de pertencimento ao local e de apreço ao riacho.

Figura 7: Descerramento de placa de identificação do Riacho Fundo, em Curvelo. Fotos: Equipe de Comunicação.

“Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, mesmo assim ainda hoje plantaria uma árvore.”

Martin Luther King Jr.