O mês de maio foi totalmente voltado ao tema trânsito nas escolas da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Curvelo. Além da 2ª edição do Concurso de Redações Maio Amarelo, que este ano premiará os alunos autores das redações vencedoras com tablets, o mês também foi marcado por palestras nas escolas, dado o retorno presencial dos alunos às aulas.

Todas as escolas estaduais de Curvelo receberam palestras ao longo de todo mês com o pessoal do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Polícia Militar Rodoviária, do DER, da Superintendência Regional de Ensino e da Concessionária de Rodovias Eco135. O tema, em todas elas, foi a questão da segurança no trânsito, dos altos índices de acidentes e mortes no Brasil e no mundo e a de criar nos alunos, jovens e crianças, a consciência de que um trânsito mais seguro depende de todos nós.

Figura 1: Momentos das palestras na E. E. Bolivar de Freitas, E. E. Major Antônio Salvo e E. E. Interventor Alcides Lins. Fotos: Equipe de Comunicação

Figura 2: Momentos das palestras na E. E. Irmã Clarentina, E. E. Ministro Adauto Lúcio Cardoso e E. E. Eurípedes de Paula. Fotos: Equipe de Comunicação

Figura 3: Momentos da palestras na E. E. Irmã Raimunda Marques, E. E. São Vicente de Paulo e CESEC de Curvelo. Fotos: Equipe de Comunicação

No dia 06 de maio foi realizado um evento na Praça Benedito Valadares, em Curvelo, que contou com a presença de todas as entidades parceiras, onde foram prestadas informações sobre a Campanha Maio Amarelo e sobre as questões de segurança no trânsito. O evento contou ainda com a presença do Simulador de Impacto da Eco135, que simula, em realidade virtual, um acidente decorrente de ultrapassagem em local proibido.

Figura 4: Fotos do evento realizada na Praça Benedito Valadares, em Curvelo. Fotos: Equipe de Comunicação

No dia 29 de maio foi realizado mais um evento, agora na Praça Central do Brasil, com o Simulador de Impacto e "Transitolândia" para as crianças. onde os pequenos podiam "vestir" um veículo do Corpo de Bombeiros, do DER, da Polícia Militar ou da Superintendência Regional de Ensino de Curvelo para andarem pelo circuito cuidadosamente criado para servir de ensinamento sobre as regras de trânsito, sobre as placas de sinalização, faixa de pedestres e sobre o semáforo. Foi realizado ainda um passeio ciclístico em trecho urbano, com o percurso de 10km.

Figura 5: Evento realizado na Praça Central do Brasil, em Curvelo, com passeio ciclístico e "Transitolândia". Fotos: Equipe de Comunicação.

E o trabalho de Educação para o Trânsito não ficará restrito às escolas de Curvelo. Através de parceria entre a SRE, DER e Eco135, as palestras serão estendidas para mais escolas das outras 11 cidades jurisdicionadas à SRE Curvelo.

Maio Amarelo: Juntos Salvamos Vidas!