Criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV - a Campanha Maio Amarelo assumiu a proposta de chamar a atenção de toda sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Por ser um tema de tamanha relevância, algumas escolas da jurisdição trabalharam o assunto de forma participativa com seus alunos. É o caso da E. E. Alencastro Guimarães, do município de Corinto, que realizou uma ação que merece destaque.

Figura 1: Registros da campanha realizada com a comunidade escolar. Fotos: Arquivo da escola.

A campanha da escola foi realizada pelos servidores e alunos e abraçada por toda comunidade escolar, tendo o foco na conscientização sobre a importância da segurança no trânsito. Os alunos também foram orientados sobre os critérios para participação no 2º Concurso de Redações Maio Amarelo, realizado em parceria pela 9ª URG DER/MG e pela Superintendência Regional de Ensino de Curvelo.

Figura 2: Momentos da blitz educativa e registro do mural de dicas. Fotos: Arquivo da escola.

As ações foram de blitz educativa com informações aos condutores sobre as questões de respeito à legislação à construção de um mural com dicas dos pais dos alunos de como cada um pode colaborar para um trânsito mais seguro.

Figura 3: Arte feita em alusão à campanha. Foto: Arquivo da escola.