SRE Curvelo e EcoViver garantem continuidade do projeto.

Em reunião realizada na SRE Curvelo em 26/01/2022, foi fechada parceria para continuidade do Projeto Ecoviver nas escolas estaduais de Curvelo em 2022.

O Projeto Ecoviver, criado em 2006, tem como objetivos:

_ Sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para o desenvolvimento de um novo olhar acerca do território em que vivem, com o aprofundamento sobre as dimensões da sustentabilidade;
_ Fomentar a reflexão e o debate sobre as questões da atualidade;
_ Despertar a sensação de pertencimento da comunidade e estimular o exercício da cidadania;
_ Proporcionar intervenções artísticas na escola, na comunidade ou no bairro, estimulando a criatividade e fomentando a arte e a cultura.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODSs da ONU são a base conceitual e temática das formações e ações do Projeto Ecoviver com o foco em Segurança Viária.

A Jornada Ecoviver é a proposta metodológica do Projeto Ecoviver. Baseada na gamificação da educação, ela é composta por cinco etapas: início, descobrir, planejar, agir e semear.

Com abordagens ativas (como a sala de aula invertida e o storytelling) e materiais de apoio (como tabuleiro, cards, fichas e murais), as etapas fluem até a conclusão do projeto, com mostras teatrais. A cada edição anual – durante as atividades escolares da Jornada – alunos e professores realizam ações de transformações socioambientais no entorno da sua comunidade escolar, por meio de atividades
relacionadas às questões da sustentabilidade, apoiadas nas artes cênicas.

O projeto promove e realiza atividades de formação aos professores, reuniões de organização e mostras artísticas de teatro, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento. O projeto Ecoviver envolve professores, alunos e comunidade de escolas públicas dos municípios dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo; é viabilizado pela lei de incentivo à cultura (Lei Roaunet), do Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias.

Essas atividades permitem o desenvolvimento dos participantes, desafiando-os a desenvolver e ampliar competências como criatividade, protagonismo, empatia e colaboração.

Na foto, sr. Cláudio Faria, analista educacional e responsável pelas temáticas de educação ambiental e educação para

o trânsito, sra. Kelly Hernandes, representante da EcoViver, Sra. Andreia Rodrigues, diretora da Diretoria Educacional

da SRE Curvelo e a sra. Elizete Matoso, superintendente regional de ensino de Curvelo. Foto: Equipe de Comunicação.