A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, para atender as solicitações de aumento do quantitativo de pessoal nas SRE's, autorizou a contratação de estagiários para alguns setores identificados, pelas diretorias, com maior necessidade. Com o vislumbre de redução de pessoal, por aposentadorias, a Superintendente Regional de Ensino, Elizete Alves Matoso, autorizou que as duas vagas de estágio fossem destinadas à Divisão Pedagógica, na SRE Curvelo.

Diante disso, a Coordenadora da Divisão Pedagógica, Magda Marília Ribeiro de Almeida, reuniu com as analistas pedagógicas para sondar o perfil desejado para ser agregado à equipe. Após os apontamentos das competências e habilidades técnicas, tecnológicas e pessoais, o perfil desejado para agregar valor ao trabalho pedagógico foi traçado e encaminhado à Elizete Matoso e Andréia Rodrigues para aprovação.

Com o perfil profissional traçado e aprovado, a empresa terceirizada, Super Estágios, iniciou o processo seletivo, em setembro, com amplo recrutamento nas faculdades de licenciaturas da cidade de Curvelo. Os(as) interessados(as) preencheram uma ficha de inscrição online e foram chamados(as) para uma entrevista presencial com a Diretora Educacional, Andréia Rodrigues da Silva Oliveira e a coordenadora da Divisão Pedagógica, Magda Marília Ribeiro de Almeida.

No período de 17 a 24/09/2021, doze candidatas foram entrevistadas e oito delas foram selecionadas para a segunda etapa, prova prática, que aconteceu no dia 01/10/2021, para verificação de conhecimentos em informática e redação.

Fonte: Arquivo pessoal Magda Almeida

Para essa etapa, os servidores do NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional, Raimundo Júnior e Camila Grazièlle, foram convidados para auxiliar nas observações e avaliarem o conhecimento em informática.

Cada candidata recebeu, por escrito, instruções de como deveriam proceder para comprovar tais conhecimentos. Todas deveriam cumprir tarefas como: criar e-mail fictício, criar evento no Meet, elaborar apresentação em Power Point, elaborar pesquisa de opinião no Google Form, pesquisar na internet, produzir texto de 20 linhas, com formatação direcionada, apresentar resultados no evento criado no Meet, tudo isso, em 60 minutos.

Após as análises, os servidores do NTE entregaram, à coordenadora do setor, Magda Almeida, folha contendo os critérios pré-definidos a serem observados, a pontuação de cada candidata e a classificação nessa etapa.

Com os resultados dos servidores do NTE, das observações pontuadas na primeira etapa, entrevistas, na produção textual e no perfil traçado previamente,  a classificação final das candidatas foi apresentado à Elizete Matoso e à Andréia Rodrigues para aprovação e direcionamento dos próximos passos.

O contrato de estágio está previsto para iniciar em outubro/2021, com previsão de término para dezembro/2022.

Texto: Magda Marília Ribeiro de Almeida