A Semana Nacional de Trânsito Curvelo - Respeito e Acessibilidade contou com a participação efetiva de alunos das Escolas Estaduais Eurípedes de Paula, São Vicente de Paulo e Irmã Clarentina, que se engajaram tanto em blitzes educativas bem como participando do evento.

Na quinta feira, dia 23 de setembro, as blitzes educativas, realizadas com o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, contaram com a participação de alunos de escolas estaduais de Curvelo. Os alunos tanto se encarregaram da abertura das faixas alusivas ao evento como também distribuíram panfletos aos motoristas e pedestres, fornecendo informações sobre a Semana Nacional de Trânsito e convidando a todos para o evento dos dias 24 e 25.

Por ocasião do Maio Amarelo de 2021, Superintendência Regional de Ensino de Curvelo e Unidade Regional do DER/MG se uniram em prol da realização do 1º Concurso de Redações Maio Amarelo, voltado aos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA - das escolas estaduais das 12 cidades jurisdicionadas pela SRE Curvelo. E a inspiração de todo esse evento nasceu da redação vencedora da categoria EJA, cuja autora, portadora de necessidades especiais de locomoção, relatou as dificuldades encontradas no seu cotidiano com relação ao trânsito. A esse propósito da SRE Curvelo e DER/MG, se uniram a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Curvelo, órgãos como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Polícia Civil, Prefeitura de Curvelo e iniciativa privada, como Transportes Thomaz, Faculdades Promove - FACIC e Eco135.

Conheça mais sobre o 1º Concurso de Redações Maio Amarelo clicando AQUI, sobre as redações vencedoras clicando AQUI e sobre a entrega das premiações clicando AQUI

Durante o evento, alunos e professores puderam visitar o stand da Polícia Civil para conheceram mais sobre questões de trânsito, puderam ver em funcionamento um ônibus da empresa Transportes Thomaz, adaptado para o transporte de cadeirantes, puderam aferir pressão arterial e realizar exames de glicemia no stand da FACIC. O que mais chamou a atenção dos alunos foi a experiência trazida através da oficina da APAE de Curvelo que propunha uma troca de lugares, ou seja, cada aluno poderia se sentir no lugar de um portador de necessidades especiais de locomoção, realizando uma simulação de alguns obstáculos que praticamente são diários na vida destas pessoas. A intenção era que cada um interiorizasse as dificuldades de seu próximo e que todos juntos possamos lutar por melhorias na questão da acessibilidade, seja pela implementação de dispositivos que facilitem o trânsito bem como pelo respeito aos direitos dos cadeirantes, deficientes visuais, idosos, gestantes, etc.

Em destaque, alunos da E. E. Irmã Clarentina no momento da oficina de "Troca de Lugares".

Já no sábado, a atenção foi voltada para uma simulação de acidente e de atendimento por parte do Corpo de Bombeiros, realizada na Avenida Dom Pedro II, bem em frente à Praça Benedito Valadares, local do evento e para o Simulador de Impacto com realidade virtual, da empresa Eco135, o 1º no Brasil com esta tecnologia.

Confira em breve a matéria completa sobre a Semana Nacional de Trânsito Curvelo - Respeito e Acessibilidade!

O engajamento e participação dos alunos e professores foi muito importante para o propósito do evento. Será uma experiência de educação para o trânsito que cada um levará consigo por toda vida.

Nosso agradecimento especial às diretoras Mônica Rodrigues Trindade, da E. E. Eurípedes de Paula, Clênia Lúcia Oliveira Santos, da E. E. São Vicente de Paulo, Beatriz Marques Moreira da E. E. Irmã Clarentina, aos professores e alunos!