ACESSIBILIDADE  TRANSPARÊNCIA  CONTRASTE:  

Desde o dia 20/09/2021, as Analistas Educacionais da Divisão Pedagógica da SRE Curvelo, Cintya França Parada, Léia Gandra, Helena Maria Campos, Maria Raimunda, Paula de Brito, Rejanne Sampaio, Simone Batista Alves e Valéria Avelar têm realizado mais uma jornada de visitas pedagógicas virtuais às escolas para se apropriarem dos resultados do 1º e 2º bimestres e 1ª Avaliação Trimestral, de estudantes do Ensino Regular e Educação Especial. Participam dos encontros o(a) Gestor(a) e os os(as) Especialistas em Educação Básica (EEB).

Esta ação objetiva oportunizar às escolas conhecerem seus pontos fortes e fracos, refletirem sobre o processo ensino-aprendizagem, a prática pedagógica, metodologias utilizadas e tomar decisões a partir de dados concretos para planejarem intervenções pedagógicas pontuais e focadas em turmas/conteúdos/alunos com mais necessidades.

Para o diretor da E. E. Prefeito Walter Coelho, José Giovane Silveira, “a reunião pedagógica virtual foi muito proveitosa e nos deu dados que, certamente, nortearão as ações a serem tomadas pela gestão escolar e o setor pedagógico da escola. Certamente, os dados serão repassados para os professores para conhecimento e ajuda na busca por melhores resultados”.

Além do levantamento do quantitativo de estudantes que estão com aproveitamento abaixo de 60%, em todos os conteúdos, nos dois bimestres, as escolas identificaram também as habilidades/competências que os estudantes mais erraram em Língua Portuguesa e Matemática, na 1ª Avaliação Trimestral e o índice de participação em cada turma. Diante dos dados levantados, o EEB e o gestor(a) escolar poderão sinalizar para os docentes o que ainda falta a aprender e proporem atividades pontuais para intensificarem e consolidarem aquela habilidade essencial para a continuidade da aprendizagem e, também, já se prepararem para as avaliações externas PROALFA e PROEB 2021.

Segundo a EEB, Kátia Marcelle da Silva, da E. E. Prefeito Walter Coelho, a visita virtual foi “excelente momento para analisarmos os resultados de forma mais clara e objetiva. A partir dos estudo dos resultados poderemos intensificar e melhorar as nossas ações de intervenção. Parabéns à SRE, nosso agradecimento a Helena!

Para Shirley da Silveira, Especialista da E. E. Major Antônio Salvo, a visita virtual foi um “momento ímpar, de partilha, troca de experiências, aprendizado e esclarecimentos de dúvidas. A SRE Curvelo ao propiciar esse encontro, fortalece a gestão democrática e participativa, enfatizando a importância da troca de conhecimento, visando uma educação de qualidade”.

Durante a visita virtual, a analista referência da escola apura dados sobre Progressão Continuada 2020 (encerramentos e pendências) funcionamento das turmas de Reforço Escolar (foco nas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática), sábados letivos (participação dos estudantes, temas trabalhados, dias destinados à Culminância de Intervenção Pedagógica, com foco nas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, conforme estabelece documento orientador).

Nesse momento, a analista referência aponta alternativas, sugere estratégias, apresenta boas práticas de outras realidades, estimula apresentação de soluções pela própria equipe gestora, valorizando o conhecimento interno para o fortalecimento dos pontos fracos. A Analista Educacional, Paula de Brito, referência na Educação Especial, afirma que “nossas reuniões têm sido muito produtivas, momentos de tirarmos dúvidas e alinharmos os trabalhos”. 

Ao final da visita virtual, a analista preenche o relatório de atendimento, criado no Google Forms, com os dados coletados e, em tempo real, todas as informações chegam no e-mail da Coordenadora da Divisão Pedagógica, Magda Marília Ribeiro de Almeida, para análise, tomada de decisão e proposição de novas abordagens.

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino - Curvelo MG

Rua Raimunda Marques, 71 - Centro

Curvelo / MG CEP: 35790-309

Telefone de contato: 3729-1400

Temos 21 visitantes e Nenhum membro online