Em 2021, 9ª URG DER e a Superintendência Regional de Ensino de Curvelo se uniram com o intuito de criar uma ação de educação para o trânsito que, mesmo com o distanciamento social imposto pela Covid-19, motivasse os alunos das escolas estaduais das cidades jurisdicionadas pela SRE Curvelo.

Foi então que nasceu o Movimento Maio Amarelo, com o 1º Concurso de Redações Maio Amarelo, que premiou os autores das redações vencedoras das categorias Ensino Fundamental 6º e 7º Anos, Ensino Fundamental 8º e 9º anos, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Da redação vencedora da categoria EJA, escrita por aluna do CESEC de Curvelo (Confira as redações vencedoras clicando AQUI) surgiu a ideia de uma campanha voltada aos portadores de necessidades especiais. Assim nasceu a Semana Nacional de Trânsito Curvelo, com o tema "Respeito e Acessibilidade".

O movimento recebeu a adesão de várias entidades, como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE - de Curvelo, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e iniciativa privada, como a Eco135, FACIC e Thomaz Transportes.

O evento será realizado na Praça Benedito Valadares, em Curvelo, nos dias 24 e 25 de setembro de 2021, de 9 às 12h, e contará com várias atividades, como exposição da APAE sobre acessibilidade, stand da Polícia Civil, stand da FACIC para aferição de pressão arterial, exposição de veículo de transporte adaptado para portadores de necessidades especiais de locomoção, apresentação de número artístico da Polícia Militar e, no sábado, haverá simulação de acidente e de prestação dos primeiros socorros por parte do Corpo de Bombeiros e estará em funcionamento o simulador de impacto com realidade virtual da empresa Eco135, o 1º no Brasil. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Curvelo.

Os movimentos Maio Amarelo Curvelo e Semana Nacional de Trânsito Curvelo nasceram com o intuito de chamar a atenção de toda sociedade para o tema trânsito, fomentando ações como a conscientização, a empatia e a educação para o trânsito nas escolas.