A história do Livro confunde-se com a própria história da escrita. Há aproximadamente 6 mil anos surgiram os primeiros tipos de livros. Muitos historiadores consideram as pinturas rupestres, feitas pelos homens das cavernas, como os primeiros livros existentes.

O livro é a forma mais importante de transmissão e registro do conhecimento para as gerações futuras. Muitos povos ao redor do mundo utilizavam a transmissão oral de seus conhecimentos e histórias, o que fez com que muito dessas culturas fosse perdido ou desvirtuado ao longo do tempo.

O livro, da forma que o conhecemos hoje, passou ao longo dos séculos por várias modificações e inovações técnicas. O conhecimento já foi grafado em placas de argila, cascas de árvore, pedra, madeira, barro, folhas de palmeiras, chegando ao papel e atualmente de forma virtual, conhecida como os e-books.

No Brasil, o livro foi introduzido no período colonial pelos portugueses, sobretudo, pelos jesuítas, figuras que participaram da catequização indígena, bem como da introdução da educação formal no país.

O livro didático no Brasil

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira e iniciou-se, com outra denominação, em 1937. Ao longo desses 80 anos, o programa foi aperfeiçoado e teve diferentes nomes e formas de execução.

O PNLD compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País. O programa também contempla as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público. As escolas participantes recebem materiais de forma sistemática, regular e gratuita. Trata-se, portanto, de um Programa abrangente, constituindo-se em um dos principais instrumentos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas beneficiadas. As ações do PNLD destinam-se aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica, como também de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.

Hoje, o programa do livro didático brasileiro é um dos maiores do mundo.

Coordenação Regional do Livro Didático - SRE Curvelo