ACESSIBILIDADE  TRANSPARÊNCIA  CONTRASTE:  

DIVISÃO PEDAGÓGICA -DIVEP /DIRETORIA EDUCACIONAL/ SRE CURVELO

No dia 02 de dezembro de 2020, tivemos a alegria de celebrar o tricentenário de  Minas Gerais. Para esta data memorável, as diversas secretarias que constituem o Governo do Estado se mobilizaram na realização de variadas ações para comemorar a data histórica.

Nesse propósito, a SEE determinou às escolas desenvolver o PET 300 ANOS DE MINAS GERAIS, considerando o relevante número de estudantes que o Estado possui e que fazem parte dessa história. 

Importante destacar que o PET COMEMORATIVO DOS 300 ANOS teve como embasamento legal, a Lei 11.988/09 - que cria a obrigatoriedade da Semana de Educação Para a Vida no calendário escolar, e a Lei 10.639/03 - que altera a LDB e cria a obrigatoriedade de se trabalhar, entre outras pautas, a cultura afrobrasileira, tão relevante para a constituição populacional do Estado de Minas Gerais. Dessa forma, o PET 300 anos foi trabalhado nas escolas durante todo o mês de novembro, com mais de 100 h de carga horária a ser contabilizada e desenvolvidos os eixos (Arte Barroca e Arquitetura, Artesanato, Cultura: música, dança e folclore, Gastronomia Mineira, Trabalho e Economia, Geografia, História, Literatura, Religiosidade, Paisagens Mineiras, Cidades Mineiras, Personalidades: biografia).

Na perspectiva de oportunizar o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento através de uma abordagem interdisciplinar, o PET COMEMORATIVO DOS 300 ANOS, foi trabalhado a partir de duas propostas de atividades, com a tutoria dos professores: no Ensino Fundamental Anos Iniciais, os estudantes foram instigados a desenvolver a linguagem e o pensamento espacial, sendo a atividade proposta, a confecção de um desenho que deixasse evidenciado o que representa o Estado de Minas Gerais.  Já os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio tiveram como atividade escrever uma carta, relatando o que representa o Estado de Minas Gerais, a partir dos estudos, percepções e experiências pessoais.

Vale ressaltar que o êxito dessa ação se deu em razão da mobilização da Diretoria DIRE e do incondicional empenho de todas as escolas jurisdicionadas à SRE Curvelo, que não mediram esforços para que as ações fossem realizadas com eficiência e dentro dos prazos estabelecidos, destacando-se analistas, diretores, especialistas, famílias, e, especialmente, nossos queridos estudantes.

Não obstante, é mister ressaltar que a escolha dos desenhos e cartas enviados à SEE não foi fácil, dada a excelência dos trabalhos produzidos pelos estudantes, sendo os selecionados pelas analistas educacionais da SRE Curvelo:  

 

Categoria Desenho - Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

Geovana Gabrielly Gonçalves Leite

4º ano E.F. Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira - Três Marias

Diretora  -  Karla Andreia A. Soares

 

Luan Gabriel de Oliveira do Carmo

5º ano E. F. Escola Est. Waldemar Araújo - Corinto

Diretora -  Aline Rosemarq de Souza Ferreira

 

Categoria   Cartas - Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio:

Clara Bianca Marques Moura

8º ano E. F. Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo -Buenópolis

Diretor- Gilmar Lopes de Faria

 

Luiz Otávio dos Santos Álvares

7º ano E. F. Escola Estadual Major Antônio Salvo - Curvelo

Diretora - Ustane  de Oliveira Carneiro

 

Tercia Oliveira Sampaio

2º ano E. Médio - Escola Estadual Prefeito Walter Coelho da Rocha - Morro da Graça

Diretor - José Giovane Silveira

 

Clique nas imagens abaixo e conheça os trabalhos selecioonados: 

Na oportunidade, parabenizamos a todos pela concretização exitosa de mais essa ação no âmbito do pedagógico de  nossas escolas, sobretudo nesse atípico ano de 2020, que vai deixando sua marca como um  ano de grandes desafios, mas sobretudo, de grandes aprendizados em todas as dimensões.

 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino - Curvelo MG

Rua Raimunda Marques, 71 - Centro

Curvelo / MG CEP: 35790-309

Telefone de contato: 3729-1400

Temos 152 visitantes e Nenhum membro online