Mais uma vez a Escola Estadual Irmã Raimunda Marques se recriou e inovou as práticas educacionais provando que o distanciamento social e as demais medidas preventivas contra a COVID-19 não são empecilhos para a Educação.

Durante o mês de outubro a escola se organizou e presenteou os seus alunos com livros literários e gibis arrecadados através de doação de funcionários da escola e da população curvelana.

Além de resgatar e incentivar o gosto pela leitura, a ação permitiu que os alunos se sentissem mais acolhidos pela escola e próximos de seus professores, pois além do livro, os estudantes receberam uma mensagem afetuosa por parte dos mesmos.

O processo de arrecadação de livros se iniciou em meados de setembro através da campanha "Adote um Leitor, Doe um Livro Literário" que foi divulgada nas redes sociais da escola.

Foram recebidas mais de 170 obras, entre elas vários clássicos da literatura brasileira, gibis da Turma da Mônica e livros infantojuvenis e juvenis de autores renomados como Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Cecília Meireles, dentre outros. Todos os livros arrecadados foram dados aos alunos no momento da entrega do Kit Merenda ofertado pelo Estado no mês de outubro.

A entrega dos livros foi realizada seguindo todas as medidas de proteção contra o Coronavírus e aproveitando a entrega dos kits de alimentos,  o que não permitiu a troca de abraços afetuosos de olhares com os alunos que ao receberem o presente se sentiram gratos e se manifestaram posteriormente enviando mensagens de agradecimento às professoras que coordenaram a ação, Andréia Costa Moura e Laís Becattini, ambas professoras de Língua Portuguesa.

A campanha não parou por aí. Mesmo após os alunos da escola já terem recebido livros, a Escola Estadual Irmã Raimunda Marques ainda continua com a campanha.

Durante o mês de novembro a escola arrecadou novos títulos que serão utilizados em projetos de leitura e durante as aulas.

O objetivo é incentivar a leitura e aproximar a literatura do aluno permitindo que ele amplie seus conhecimentos e desenvolva novas competências.

Doar livros em período de pandemia é dizer que não se deve desistir do conhecimento, é dar carinho, é cuidar do próximo, é mostrar que ainda que haja obstáculos, estes serão vencidos.