No cenário atual, desconhecido e de grandes desafios, em que enfrentamos uma grande crise de distanciamento social em decorrência da Pandemia Coronavírus (COVID 19), os professores da Escola Estadual Interventor Alcides Lins, de Curvelo, estão se reinventando, inovando, superando barreiras, diante das novas ferramentas de trabalho que são as plataformas digitais e aplicativos.

Tudo isso, para alcançar de forma remota o maior número de nossos alunos. Destacamos algumas práticas pedagógicas inovadoras, o exemplo de superação, a criatividade dos nossos professores e a postura de alguns alunos diante deste tempo de dúvidas, mas de enfrentamento e coragem.

Importante ressaltar o empenho, o compromisso e o esforço de todos os professores neste Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP).

DEPOIMENTO DO PROF. PAULO MENDES DE SÁ (FISICA)

"No início foi tudo muito difícil, mas agora, frente a esta nova realidade, senti que podemos sempre mais !!!... Sempre vamos poder crescer frente aos desafios que nos surge !!!!... Sucesso pra todos nós, com o nosso trabalho e fé em Deus !!!!...

Prof. Paulo explicando como foi feito o quadro: Fizemos da seguinte forma: colamos o papel EVA na parede com cola de silicone, em seguida com o papel contact colamos por cima do papel EVA. É uma fileira de EVA para uma fileira de contact. Foi mais de uma pessoa para fazer, com muito cuidado para não deixar dobras."

DEPOIMENTO DO ALUNO VINÍCIUS DE SÁ MENEZES – Aluno do 1º ano do Ensino Médio

"Com a volta as aulas remotas, tanto na Rede Minas, como na escola, foi um ponto importante para a resolução do PET (Plano de Estudo Tutorado), em Minas Gerais. Os professores se dedicam a fazer uma boa explicação daquilo que está no PET, para aprofundar mais. Com dedicação de todos faremos um trabalho impecável de aprendizagem, sinto o quanto é difícil estar longe da escola e aprender da melhor forma possível. Mas com o trabalho em equipe, através de grupos de WhatsApp, salas de aulas virtuais, atendimento individual, vamos ganhar mais uma batalha em nossas vidas. Não desista siga em frente."

DEPOIMENTO DA ALUNA BRITANY ROCHA BARBOSA – Aluna do 1º ano do Ensino Médio

Realmente é de espantar a extrema preocupação que a escola está tendo com os alunos nesse momento de crise, onde os professores se empenham em dar vídeo aulas para tirar qualquer dúvida e nos explicar com clareza o conteúdo dado pelo governo. A direção nos disponibiliza auxilio e uma conexão entre professores e alunos ampla. Ou seja, mesmo durante esse período sem podermos ter aulas pessoalmente não estamos sem ter um estudo gratificante e inovador.

DEPOIMENTO DO PROF. ROGÉRIO (FISICA)

"Vou tentar relatar um pouco do que passei e ainda passo em relação ao REANP. Meu nome é Rogério, sou professor de Física, na E. E interventor Alcides Lins e no Estado há 21 anos. No primeiro momento foi muito difícil, pois sem habilidades para desenvolver certas tarefas no celular e também no notebook. Logo vem a notícia de dar aula pelo aplicativo. Qual aplicativo? Como funciona o aplicativo? Como dominar o aplicativo?

Bom, aos poucos comecei a executar as primeiras aulas online, no primeiro instante só com explicação de conteúdo e tentando corrigir exercícios; muitas dificuldades foram surgindo como, por exemplo, compartilhar tela, confirmação por parte dos alunos se entenderam a explicação, internet oscilando, notebook demorando processar e outras coisas mais... Senti-me insatisfeito e decepcionado. Fui procurar algum recurso para tentar melhorar; então comprei um quadro branco, consegui uma webcam usada mais em conta, pedi um tripé de filmagem emprestado e assim fui organizando minha salinha de aula improvisada e com materiais emprestados (o meu notebook com webcam estava queimado, celular com pouco espaço de memória, internet lenta e sem falar da falta de habilidade para usar os aplicativos que foram apresentados para desenvolver o teletrabalho).

Hoje, ainda continua bem difícil, pois tenho muitos obstáculos a ser superados, mas estou indo devagar; não procurando ser o melhor, mas querendo fazer o melhor para meus alunos. Por outro lado, me sinto realizado e satisfeito, pois comparando com o início, vejo muitas progressões. Mas tem o lado negativo: aumentou muito o tempo de trabalho, às vezes o trabalho ainda não é reconhecido, aumentou as despesas e muito desinteresse por parte dos alunos, mas como eu sempre digo e acho “professor não é profissão e sim vocação”. Estou tentado exercer a minha vocação. Assim seja!

Abaixo, alunos da E. E. Interventor Alcides Lins e a realização de uma aula virtual.