Projeto Plantando Esperança - Prof. Luciano Fonseca de Paula (Filosofia)

"A pandemia da Covid-19 veio como um dos maiores desafios dos últimos tempos para educação; e, para se adaptar às atividades remotas e garantir o ensino aprendizagem de nossos alunos não é tarefa fácil. Professores e alunos sofrem com toda essa situação. Além das consequências de todo estresse da falta de convívio social, sabemos que, para as crianças e adolescentes,  a esperança, o convívio e as amizades são a chave motora; elas se alimentam da vida em comunidade. Seus sonhos, suas expectativas são como luzes radiantes que propagam pelos corredores das escolas.

Como professor venho observando a total desmotivação e falta de brilho natural de meus alunos. Movido por essa preocupação, apresentei um simples projeto: “Plante esperança”. Esse projeto foi destinado aos alunos da Escola Estadual Interventor Alcides Lins. A proposta é que cada aluno plante uma semente ou uma pequena muda e observe seu desenvolvimento. Esse seria o símbolo de nossas esperanças de um novo tempo que vem no horizonte.

Ao retornarmos ao convívio em nossa escola vamos levar nossas plantinhas e fazer um lindo jardim memorial. O objetivo desse simples projeto é dar a nosso aluno o resgate à esperança de dias melhores, uma colheita fértil no futuro. Como já disse Heráclito, "“Nada é permanente, exceto a mudança.”" Assim caminhamos para dias melhores e mudanças estruturais em nosso ser."

Na foto acima, a Aluna Maíra Alves de Souza, do 2º ano do Ensino Médio.

Depoimento do aluno Yan Janssen de Almeida, do 2º ano do Ensino Médio. (Foto acima)

"Nesse momento de quarentena nada está sendo fácil, muitas preocupações vem surgindo. Mas, essa ideia de plantar me ajuda a ver

como uma coisa pequena e simples pode nascer e se tornar uma coisa tão linda em meio de tanto sofrimento."

Na foto acima, o aluno Vinícius Menezes, do 1º ano do Ensino Médio.

Na foto, o professor Luciano Fonseca de Paula, organizador do projeto.