Não é novidade que o trabalho docente requer sempre, independente se as aulas são presenciais ou não, de novas práticas e, além disso, retomadas de ações pedagógicas que deram certo.

Em Curvelo, Região Central de Minas, cidade acalentada por uma localização cultural, os professores da E E Interventor Alcides Lins tornaram realidade várias práticas pedagógicas eficazes em meio ao cenário da pandemia.

As professoras Cristina Mariz e Mariléa Marinho, atuantes na matemática dos 6º anos, realizaram atividades práticas de acordo com o PET Volume 2 sobre Figuras Geométricas Espaciais. Após momentos de interação, o desafio foi lançado: criação de sólidos geométricos utilizando papel e canudinho. O resultado não poderia ser outro: aprendizagem na prática.

Com foco na saúde do corpo e da mente, a professora Eliza Carla Miranda de Carvalho, professora de Educação Física dos 6º anos, estudou com os alunos sobre os jogos eletrônicos e sua relação com a saúde, conteúdo abordado no PET 2. A atividade foi dada e cumprida com muito zelo e criatividade pelos alunos: recriaram o jogo PACMAN utilizando de materiais que dispunham em casa.

Nessa mesma linha, a professora Érica Silva Magalhães, professora de História dos 7º anos, foi um pouco mais além: trabalhou com seus alunos sobre as Expedições Marítimas, material abordado no PET 2, e propôs um roteiro de pesquisa sobe as especiarias que, além de conhecer o contexto histórico, os alunos interagiram na prática juntamente com suas famílias, realizando pratos típicos e dando um toque muito especial de sabor, criatividade e conhecimento sobre o tema em questão. O momento foi ímpar, com a participação efetiva de alunos, familiares, enfim, toda a comunidade escolar, e teve como culminância uma exposição cultural.

"A aula com a professora de História sobre as especiarias nos deu grande conhecimento, pois juntamos a teoria e, na prática, descobrimos, de maneira muito saborosa, o porquê das especiarias serem tão cobiçadas. Aula divertida e gostosa ao mesmo tempo", reforça Júlia Araújo Brandão, aluna do 7º ano.

Essas e muitas outras práticas inovadoras fizeram e fazem parte das constantes descobertas do corpo docente da escola, visando vencer os inúmeros desafios enfrentados no ensino não presencial.

A constante busca de ferramentas que levem o conhecimento a todos os alunos, motivando-os à realização das atividades, procurando um maior envolvimento possível, e possibilitando a participação de forma bem inclusiva é o grande desafio. E os professores têm mostrado excelência nas respostas apresentadas.