Aconteceram no dia 29/08/2019, no recinto escolar, fruto da parceria entre a E. E. Basílio Francisco Xavier e CEFET/BH, duas palestras (manhã/noite) com a temática “PENSAR, LER, ESCREVER, AGIR“, tendo como conferencista o professor doutor Pires Laranjeira da Universidade de Coimbra/Portugal, acompanhado pela professora doutora Fabíola Guimarães Pedras Mourthé do CEFET/BH e a professora doutoranda Viviane Cristina de Oliveira, da Universidade Federal do Tocantins.

Muito concorridas e com uma participação imensa da comunidade escolar, as palestras proporcionaram momentos de aprendizado, trocas de saberes e culturas de maneira simples e prazerosa. Estão programados para acontecer em outubro e novembro respectivamente dois encontros com outros conferencistas, sendo um para palestra e outro para oficinas. O diretor da instituição, senhor Sidiney Anônio Lemos, em nome dos servidores, dos alunos e da comunidade escolar agradece pela oportunidade que em muito fortalece as ações escolares.