No dia 20 de abril de 2023, na EE Major Clarindo de Paiva em Corinto foi desenvolvido o projeto: Paz nas Escolas, no qual buscou-se desenvolver a cultura de paz dentro do ambiente escolar e minimizar os efeitos das fakes news e da cultura do medo para todos os alunos da escola e famílias.

Com o objetivo de envolver os alunos nas atividades do espaço escolar, foi realizada uma reunião com os representantes de turmas, para colher sugestões das ações a serem desenvolvidas no dia 20 de abril. Após ouvir os alunos chegou-se a definição das seguintes atividades: confecção de faixa e flâmulas com a hashtag:#paznasescolas. As flâmulas foram distribuídas às famílias da comunidade, que em apoio ao movimento, deveriam colocá-las em suas portas.

Houve ainda o acolhimento de cada professor na sua turma do 1º horário através de uma legenda divertida, onde o aluno escolheria como recebê-lo, com um aperto de mão, ou uma dancinha, ou uma careta, assim tornando o ambiente mais leve.

O projeto teve culminância com todos reunidos na porta da escola. Foi realizado um grande cordão humano e uma oração com o pedido de proteção a todos. O Sargento Edivaldo, da Polícia Militar, e a inspetora Edir realizaram visita às salas, reforçando a importância do movimento nas escolas.

Lugar do aluno é na escola e a escola é um espaço seguro!