ACESSIBILIDADE  TRANSPARÊNCIA  CONTRASTE:  

O Acolhimento Marco Zero é uma ação essencial para as escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI, porque tem uma intencionalidade que é receber os estudantes do 1º ano, permitindo que eles se sintam pertencentes à escola desde os primeiros dias. Esse acolhimento tem como objetivo sensibilizar estudantes recém-chegados, equipe escolar pais/responsáveis sobre a base do Projeto Escolar, bem como dar o passo inicial às reflexões trazidas pela Atividade Integradora Projeto de Vida.

ACOLHER significa receber ou ser recebido por alguém, é um momento muito importante de aprendizado, de alegria, de entusiasmo e de sonhos! Sim, sonhos! Sabe por quê? Porque essa escola tem como foco: O Estudante e o seu Projeto de Vida. Nela o estudante descobrirá o quanto seu sonho é precioso, e como todas as pessoas que fazem parte dessa escola: Diretor (a), professores (as), as pessoas da cantina ou o porteiro, podem ajudá-lo na construção do seu Projeto de Vida, através das suas vivências dentro da escola.  (DOC. ACOLHIMENTO MARCO ZERO EMTI/SEE – 2023).

Em conformidade com as orientações da Equipe do EMTI/SEE-MG, o Acolhimento Marco Zero ocorreu no período de 27/02/2023 a 10/03/2023 em toda Minas Gerais. Importante ressaltar que este ano, os Jovens Protagonistas (JPs) que realizaram a formação em Protagonismo no ano de 2022, foram os responsáveis por realizar o Acolhimento Marco Zero em suas respectivas escolas, efetivando dessa forma um dos princípios basilares do Modelo EMTI, que é o Protagonismo.

O Acolhimento Marco Zero também ocorreu de forma exitosa na Escola de Expansão 2023 – EE Dep. Renato Azeredo, município fora da sede, que contou com o apoio logístico da SRE Curvelo, da Supervisora DIVEP, Magda Marília e acompanhamento/monitoramento das Analistas EMTI, Léia Gandra e Simone Alves. O Acolhimento foi realizado pelos JPs das escolas: Ministro Adauto Lúcio Cardoso, Luiz Matheus Machado de Souza e Dafne Lorrany; Ana Clara Gonçalves, da E.E. São Vicente de Paulo. Eles cumpriram com muita responsabilidade a missão a eles delegada – serem protagonistas, por isso se organizaram e se empenharam para o momento. Exerceram com maestria, carinho, autonomia e compromisso o que foram fazer, deixaram o recado sobre a importância da construção dos sonhos e do projeto de vida dos estudantes.

De acordo com os relatos e evidências, o Acolhimento Marco Zero ocorrido nas escolas da SRE Curvelo demonstra o quanto o Protagonismo faz a diferença na vida de cada estudante, sobretudo para o desenvolvimento do Projeto Escolar focado no Projeto de Vida:

 “A Equipe Escolar gostou bastante desse momento com os nossos alunos do EMTI, pudemos perceber a importância desse protagonismo nas dinâmicas que foram trabalhadas. Estamos muito animados com os próximos passos”. EE Dep. Renato Azeredo – Escola de Expansão 2023.

(...) Os jovens protagonistas da Escola foram preparados para conduzirem o Acolhimento Marco Zero e o fizeram com tamanha desenvoltura e responsabilidade que nos encheram de orgulho e satisfação. Cumpriram sua missão de acolher de forma calorosa a todos os estudantes, com sorriso no rosto e muita empatia. (...) A equipe gestora, professores de Projeto de Vida e demais educadores puderam conhecer as expectativas dos novos alunos e terão oportunidade de desenvolver estratégias e ações de apoio a cada um, durante o ano letivo. Foi possível perceber nas apresentações dos estudantes, a presença dos Quatro Pilares da Educação, do Protagonismo Juvenil e as expectativas em torno da construção de um Projeto de Vida para a concretização dos sonhos. Foram momentos emocionantes” EE PE. Laerte Esperança de Oliveira.

O Acolhimento Marco Zero 2023, da Escola Irmã Raimunda Marques, aconteceu com o objetivo de grandes descobertas: o quanto o sonho é PRECIOSO, e como todas as pessoas que fazem parte dessa escola, podem ajudá-lo na construção do SEU Projeto de Vida, através das suas vivências dentro da escola. Os alunos dos 1º anos EMTI, foram recebidos com um grandioso Café da Manhã, leituras de mensagens, a escola ornamentada com balões, depoimentos, dinâmicas, construção do Varal de Sonhos, apresentação dos 4 Pilares da Educação, experiência prática, tendo participação dos alunos JPS, gestores, equipe pedagógica, e docentes. Na certeza de que nossos alunos exercem o protagonismo, tornando-os agentes ativos na transformação e renovação da sociedade”. EE Irmã Raimunda Marques.

“(...) Observamos que os alunos acolhidos sentiram felizes e importantes, percebemos que os alunos ficaram à vontade em manifestarem os seus sonhos e projetos. Os jovens protagonistas empenharam-se de forma especial e com muito carinho transmitiram a mensagem de forma positiva para os alunos acolhidos, falaram da importância em ser presente sempre, não só neste dia de acolhimento Marco Zero mas sim durante todo o ano letivo. Para a realização desse dia tão importante, contamos com a participação de toda equipe escolar, os alunos foram recebidos e acolhidos de forma carinhosa”. EE José Ermírio de Morais.

Foi sem dúvida um momento de grande aprendizado e interação entre discentes e docentes! Que temos certeza que teremos bons resultados deste acolhimento com todos os envolvidos” EE Major Clarindo de Paiva.

Foi um acolhimento importante, com muita interação e entusiasmo dos alunos”. EE Carlos Chagas.

(...)”O desenvolvimento dos trabalhos ficou a cargo dos JP's que mais uma vez brilharam e conquistaram através duas ações e liderança positiva, a participação de todos os colegas. Os estudantes puderam apreciar e se inteirar ainda, sobre tudo que diz respeito a Escola da Escolha, os Pilares da Educação, seus sonhos e Projetos de Vida. (..) A satisfação de todos em estar no centro de um acolhimento que trata de seus sonhos e do fortalecimento de sua aprendizagem, trouxe para os educandos mais disposição para permanecerem nesta unidade de ensino e valorizarem cada dia mais o curso”. EE Ministro Adauto Lúcio Cardoso.

O acolhimento do EMTI, foi um momento de aproximação e estabelecimento de vínculos, baseados na confiança, promovendo um ambiente saudável, leve, descontraído. Possibilitou a melhoria das relações entre os diferentes atores que fazem parte da escola da escolha. OS jovens protagonistas agiram como verdadeiros protagonistas foram fonte de atuação, pois deles que partiram as iniciativas, sendo foco de liberdade, as suas ações foram pautadas em decisões conscientes e de compromisso”. EE São José do Buriti.

O Acolhimento Marco Zero em nossa escola foi um momento muito proveitoso. Foi uma excelente oportunidade de fortalecer os elos entre os alunos, professores, EEBCG do EMTI e direção; oportunidade de reflexão dos valores e dos sonhos, de tudo aquilo que o aluno almeja para seu futuro. A atuação das jovens protagonistas foi exitosa, o envolvimento ocorreu conforme esperado tanto na preparação como no dia de realização. Foi uma excelente experiência e atendeu às expectativas da escola”. EE São Vicente de Paulo.

 

 

Superintendência Regional de Ensino - Curvelo MG

Rua Raimunda Marques, 71 - Centro

Curvelo / MG CEP: 35790-309

Telefone de contato: 3729-1400

Temos 49 visitantes e Nenhum membro online