O projeto “Escola Verde” fecha o ano de 2022 com 120 árvores plantadas na E. E. Ministro Adauto Lúcio Cardoso, em Curvelo. As primeiras 20 árvores - 17 ipês rosa e 3 brancos - foram plantados na área frontal da escola em junho, durante as ações do Junho Verde.

Em dezembro foram plantadas as outras 100 árvores, agora tanto espécies nativas, como ipês de variadas cores, Jacarandá Mimoso e Flamboyant como também frutíferas, como pitanga, pinha, goiaba e acerola.

Detalhes das explicações aos alunos sobre o plantio e o momento de colocar a mão na terra. Fotos: Equipe de Comunicação.

O Projeto foi idealizado pela Superintendência Regional de Ensino de Curvelo e conta com a parceria do Coletivo Local de Maio Ambiente de Curvelo – COLMEIA, COPASA, Eco135 e Lions Club de Curvelo.

A intenção, além de arborizar a área da escola, trazendo sombra, flores, frutos, abrigo para pássaros, um clima mais ameno e um ambiente mais bonito, é trabalhar junto aos alunos a consciência ambiental. É compartilhar o conhecimento de que todos fazemos parte de um grande ecossistema e que devemos zelar por ele, senão não haverá mais vida na terra.

Do Meio Ambiente retiramos os elementos essenciais para a nossa sobrevivência, como a água, o ar, os alimentos e matérias-primas. Por esta razão, sua conservação se faz tão importante.

Alunos do 8ª ano do Ensino Fundamental realizando o plantio de parte das 100 árvores. Fotos: Equipe de Comunicação.

No primeiro momento, em Junho, as turmas de 6ª ano do Ensino Fundamental aprenderam as técnicas básicas de plantio e literalmente “colocaram a mão na terra” (Leia mais sobre esta ação clicando AQUI). Já a ação de dezembro contou com alunos de turma do 8ª ano do Ensino Fundamental, que participaram de palestra e também puderam fazer o plantio de uma pequena parte das 100 árvores. Em ambas ações foi feito um compromisso com eles, o de acompanharem o crescimento daquelas pequenas mudas, visitando-as frequentemente na escola, zelando por elas e mantendo o vínculo com as árvores e a escola, mesmo após o término de seus estudos naquela unidade de ensino.

Alunos durante o plantio e representantes do COLMEIA, SRE, COPASA, Eco135 e Lions Club de Curvelo. Fotos: Equipe de Comunicação.

Para o ano de 2023 mais ações como esta serão realizadas, não apenas no âmbito das escolas estaduais da jurisdição, como também nas escolas municipais. A intenção é que o Projeto Escola Verde se torne o Rua Verde, posteriormente bairro Verde e, por fim, Cidade Verde. Quanto mais cedo conscientizarmos nossas crianças e nossos jovens da importância da preservação do meio ambiente, mais teremos cidadãos ambientalmente conscientes e por consequência um mundo melhor.

A todos que colaboraram para a realização desta grande ação em prol do Meio Ambiente, de um futuro melhor e da vida no planeta, nosso muito obrigado!