Ações de conscientização e educação para o trânsito se fazem cada vez mais necessárias, dado o contexto que vivemos atualmente no Brasil, registrando anualmente médias superiores a 30 mil mortos.

Dentro do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Superintendência Regional de Ensino de Curvelo em parceria com a empresa Eco135, o Simulador de Impacto com Realidade Virtual vem sendo uma importantíssima ferramenta de conscientização quanto à obediência às regras de trânsito, uma vez que, através da tecnologia e com total segurança, consegue colocar quem se submeter à experiência dentro de um veículo num momento de imprudência do condutor, causando um gravíssimo acidente na rodovia.

Registros das palestras realizadas na E. E. Padre Laerte Esperança de Oliveira. Fotos: Equipe de Comunicação.

O equipamento, pioneiro no país a usar o sistema de realidade virtual, foi levado à Escola Estadual Padre Laerte Esperança de Oliveira, em Buenópolis. A equipe de colaboradores da Eco135, composta por Gilson Rocha, Rodrigo Matoso e Gilcinei de Oliveira ministrou palestras com o tema Segurança Viária e o equipamento foi disponibilizado para uso dos alunos. Representando a SRE Curvelo estiveram o coordenador das ações de Educação para o Trânsito e Observador Certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, Cláudio Faria e a Diretora Educacional Andréia Rodrigues.

Palestrantes da Eco135 esclareceram dúvidas e deram várias explicações sobre segurança viária. Fotos: Equipe de Comunicação.

Aprender sobre os riscos de não se ter as condutas adequadas no trânsito, por meio de palestras com equipe altamente capacitada como a dos colaboradores da Eco135 já é algo de grande importância, mas poder vivenciar o que foi dito de uma forma muito realista e segura através do uso da alta tecnologia é uma experiência única.

Explicações sobre o uso do Simulador de Impacto e alunos da escola durante a experiência. Fotos: Equipe de Comunicação.

Ao longo de 2022, a equipe visitou escolas de São José da Lagoa, Corinto, Contria, Augusto de Lima, Buenópolis, Joaquim Felício, Presidente Juscelino, Santo Hipólito e Inimutaba. Para 2023 a parceria Eco135 e SRE Curvelo continuará e com a previsão de chegar a todas as escolas estaduais da jurisdição. E muitas delas, além das palestras, receberão o Simulador de Impacto como uma forma de enriquecer ainda mais o trabalho realizado.

Simulador de Impacto no pátio da escola, momento de uma das palestras e equipes da Eco135, SRE Curvelo, diretora da escola e alunos. Fotos: Equipe de Comunicação.

À Eco135 os sinceros agradecimentos da Superintendência Regional de Ensino de Curvelo pela presteza e disposição em ajudar na busca por um trânsito mais humano e mais seguro para todos.