ACESSIBILIDADE  TRANSPARÊNCIA  CONTRASTE:  

O 2º semestre de 2022 iniciou-se com uma agenda repleta de formações do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), tanto para as analistas que acompanham as escolas de EMTI, quanto gestores, especialistas do EMTI, Professor Coordenador Geral (PCG), professores que atuam no EMTI e estudantes destacando-se:

Formação de Educação Profissional Tecnológica (EPT) - Articulação com o mundo do trabalho; Formação em Tutoria, Formação Projeto de Vida em EaD; Formação Inicial sobre o Modelo da Escola da Escolha (ICE) em EaD; Workshop/Curso online do STEM BRASIL Educando; Feira Virtual STEM BRASIL; Formação de Nivelamento; Formação de Sequências Didáticas; Participação das escolas de EMTI com a SEE/EMTI sobre formação para preenchimento do Exercício Prévio; Realização da 2ª PADI – Pesquisa de Acompanhamento e Desenvolvimento do Integral;  Formação em Protagonismo, esta exclusiva para os estudantes.

No destaque, registros efetuados na E.E. Major Clarindo de Paiva e E.E. Padre Laerte Esperança de Oliveira. Fotos: Arquivo da escola.

Além da agenda de formações, as analistas realizaram nas escolas de EMTI da SRE Curvelo, reuniões de acompanhamento e monitoramento das ações do EMTI, que ocorreram de forma virtual e presencial (interciclo), com gestores, especialistas do EMTI, PCGs e professores, bem como a realização do II EAF/CAF 2022, que contou com a presença das consultoras pedagógicas do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Juany Nunes e Elizane Mecena em 02 (duas) escolas de nossa Regional.

Momentos registrados na E.E. Ministro Adauto Lúcio Cardoso e E.E. São Vicente de Paulo. Fotos: Arquivo da escola.

Merece grande destaque a formação em Protagonismo, considerando que essa prática e vivência do Protagonismo se apresenta como uma potente estratégia a ser utilizada nas escolas, a fim de apoiar no desenvolvimento dos estudantes de maneira integral, bem como na sua permanência na escola de maneira afirmativa.

Alunos do EMTI na E.E. São José do Buriti e E.E. José Ermírio de Morais. Fotos: Arquivo da escola.

Nesse propósito, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, através da Coordenação de Ensino Médio em Tempo Integral convidou 120 jovens estudantes de escolas EMTI de Minas Gerais, para participarem da SEMANA DE PROTAGONISMO PARA OS ESTUDANTES PROTAGONISTAS MINEIROS, tendo acontecido nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro. Nessa formação os 2(dois) estudantes do EMTI da EE José Ermírio de Morais, da cidade de Três Marias, que foram formados pelos JPs do ICE ficaram incumbidos de fazer a replicabilidade da formação para mais dois estudantes de cada escola de EMTI da Regional, e estes   por sua vez ficaram responsáveis pela replicabilidade para mais 10 (dez) estudantes em suas respectivas escolas. Esses Jovens Protagonistas formados serão os responsáveis para realizar o Acolhimento Inicial no ano 2023 em suas escolas. A replicabilidade aconteceu nas escolas no período de 25 a 31/10/2022, oportunidade em que os estudantes puderam aprofundar sobre os Clubes de Protagonismo na escola.

Registros da E.E. Carlos Chagas e E.E. Irmã Raimunda Marques. Fotos: Arquivo da escola.

Importante ainda ressaltar que durante as atividades desenvolvidas no processo da Semana de Protagonismo, os estudantes foram conduzidos à reflexão sobre a importância de ser um jovem autônomo, solidário e competente, que potencializa a solução dos problemas reais, a partir do exercício pleno do Protagonismo.

Encerramento IICAF/2022 - E.E. Irmã Raimunda Marques - Presença de consultoras do ICE, analistas SRE Curvelo, equipe escolar e JP´s e líderes de turma. Foto: Arquivo da escola.

 

Analistas EMTI – SRE CURVELO: Simone Alves / Léia Gandra

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino - Curvelo MG

Rua Raimunda Marques, 71 - Centro

Curvelo / MG CEP: 35790-309

Telefone de contato: 3729-1400

Temos 75 visitantes e Nenhum membro online