No dia 22 de março, sexta feira, os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Interventor Alcides Lins tiveram a oportunidade única de celebrar o Dia Mundial da Água em grande estilo, durante uma visita ao CEAM - Centro de Educação Ambiental da Copasa, em Curvelo.

A jornada começou com uma palestra sobre o como é realizado o processo de coleta, tratamento e distribuição da água em Curvelo, cidade que tem uma característica peculiar, uma vez que a água é coletada de poços profundos e não de coleta superficial como a maioria das cidades. Os alunos puderam compreender as etapas do processo e aprender sobre os desafios enfrentados na gestão desse recurso vital e sobre as ações individuais e coletivas necessárias para sua conservação.

Em seguida, divididos em 2 grupos, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um dos poços profundos de captação de água que é utilizada em Curvelo e, logo após, o funcionamento da Estação de Tratamento de Água da Copasa. Guiados por técnicos experientes, puderam visualizar os processos pelos quais a água passa antes de chegar às nossas torneiras e entender a importância da qualidade desse tratamento para a saúde pública e para o meio ambiente.

Ao final da visita e após o lanche oferecido, os alunos retornaram à escola, mais conscientes do seu papel como cidadãos responsáveis na preservação desse recurso precioso que é a água. A visita ao CEAM foi responsável por unir os conhecimentos teóricos de sala de aula com uma inesquecível experiência prática.